“PROJETO POETAS NA ESCOLA”: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE POESIAS NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
Abstract
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado “Projeto Poetas na Escola”: uma investigação acerca das práticas de leitura e de escrita de poesias (2019), de autoria de Leomar Alves de Sousa, sob a orientação da professora doutora Eliane Cristina Testa (UFT-TO). O presente trabalho expõe as condições de realização do Projeto Poetas na Escola, enfatizando a produção escrita de poesias dos alunos, como forma de efetivação do letramento literário. A fundamentação teórica é embasada em Rildo Cosson (2014), BNCC (2018), Percival Lemes Brito (2015) e Salvatore D’ Onófrio (1983). Como resultado poderíamos apontar que o tempo de existência do “Projeto Poetas na Escola” (aproximadamente dezoito anos), implica o envolvimento dos estudantes na produção poética que engendra uma expressividade afetiva e intelectual, munida de suas percepções acerca das realidades psicossociais nas quais estão inseridos.
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 106P.
____. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRITTO, Luiz Percival Lemes. No lugar da leitura- biblioteca e formação. Rio de Janeiro: Edições Brasil Literário, 2015.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 6. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2017.
____. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 9ª edição revista pelo autor. Ouro sobre Azul, Rio de Janeiro 2006.
CITELLI, Beatriz. Produção e leitura de textos no ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção aprender e ensinar com textos, v.7)
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. [Tradução: Laura Sandroni]. –São Paulo: Global, 2007.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. - Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª edição, 4º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
____. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
D’ ONOFRIO. O texto literário- teoria e aplicação. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.
FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita/ Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
FRANCO, Isaquia dos Santos Barros. TESTA, Eliane Cristina. Escolarização da poesia no ensino médio. Revista Estação Literária. Londrina, Volume 20, p. 204-215, mar. 2018
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Organização e apresentação Marisa Lajolo- 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2003.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 13ª edição, 3ª reimpressão. Editora Ática, 2001.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução: Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola,2012.
____. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
MELIAN, Valdivina Telia Rosa de. A formação do leitor literário: um olhar sobre a Escola Municipal Léia Raquel Dias Mota. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - universidade Federal do Tocantins- Campus Universitário de Araguaína- Curso de Pós-graduação (Mestrado) em Letras Ensino de Língua e Literatura, 2016. Orientador: André Teixeira Cordeiro.
MICHELETTI, Guaraciaba. Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção/ Guaraciaba Micheletti, Letícia Paula de Freitas Peres, Ana Elvira Luciano Gebara. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006. -(Coleção aprender e ensinar com textos; v.4)
POUND, Ezra. ABD da literatura. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2007.
ROJO, Roxane Helena R; BARBOSA, Jaccqueline P. Barbosa Hipermodernidade, multiletramento e gêneros discursivos. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TESTA, E. C. A palavra em estado de poesia. EntreLetras (Online), v.6, p.144-154, 2015.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Secretaria da Educação Esporte e Cultura. Palmas, 2018.
____. Poetas na Escola IX. Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. (orgs.) LOPES, Carlos Ribeiro. SOUSA, Leomar Alves de. Araguaína, 2018.
____. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Vila Nova. Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. Araguaína, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).