REFLEXÕES ACERCA DA RECEPÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA DA LETRA DA CANÇÃO “INCLASSIFICÁVEIS” NO LIVRO DIDÁTICO
Abstract
O trabalho apresenta uma reflexão acerca da recepção da leitura literária, tendo como objeto de estudo, a letra da canção “Inclassificáveis” do compositor e intérprete Arnaldo Antunes. A letra está disposta no livro didático de língua portuguesa do 9º ano, “Singular & plural – leitura, produção e estudos de linguagem”. O trabalho contempla além das considerações iniciais e finais, concepções acerca da leitura do gênero textual (letra de canção) no livro didático; leitura literária da letra da canção “Inclassificáveis”; e reflexões acerca do processo de recepção da leitura literária. Como subsídio teórico, utilizou-se as autoras Andruetto (2012), Castrillón (2011), Pondé (2000), Rouxel (2012) e Zilberman (2008, 2016), considerando que todas compreendem a leitura como um processo de formação do sujeito; os documentos didáticos utilizados contribuíram para a compreensão da leitura na educação básica. Neste sentido, foi possível aprofundar a reflexão quanto ao processo de recepção desta leitura literária.
References
ANDRUETTO, María Tereza. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução: Carmen Cacciacarro. São Paulo: editora Pulo do Gato, 2012.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 18 out. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: língua portuguesa – Ensino fundamental anos finais / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016. 98 p.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: editora Pulo do Gato, 2011.
FIGUEREDO, Laura; BALTHASAR, Marisa; GOULART, Shirley. Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 2º ed. São Paulo: Moderna, 2015.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons e ritmos. 13ª edição, 8ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2005.
PONDÉ, Glória. A releitura do feminismo na literatura infantil. Revista VIDYA da Universidade Franciscana, v. 19, n. 33, p. 73-81, jan.-jun. 2000. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/536/526>. Acesso em: 05 jul. 2019.
ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Tradução de Samira Murad. Revista Criação & crítica da Universidade de São Paulo, n. 9, p. 13-24, nov. 2012. Disponibilidade em: <http://www.revista.usp.br/criacaoecritica>. Acesso em: 05 jul. 2019.
ROUXEL, Annie. Quais os rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução: Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Publicado em Le Français Aujourd’hui, Paris, v. 2, n. 157, p. 65-73, 2007. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, jan./abr. 2012. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/15.pdf >. Acesso em: 05 jul. 2019.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Revista Via Atlântica do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, n. 14, p. 11-22, 2008. Disponibilidade em: < http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376/5448>. Acesso em: 09 jul. 2019.
ZILBERMAN, Regina. A Teoria da Literatura nos bancos escolares. In: CECHINEL, André (org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: Ed. UFSC; Criciúma: Ediunesc, 2016, pp 395-416.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).