REFLEXÕES ACERCA DA RECEPÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA DA LETRA DA CANÇÃO “INCLASSIFICÁVEIS” NO LIVRO DIDÁTICO

Abstract

O trabalho apresenta uma reflexão acerca da recepção da leitura literária, tendo como objeto de estudo, a letra da canção “Inclassificáveis” do compositor e intérprete Arnaldo Antunes.  A letra está disposta no livro didático de língua portuguesa do 9º ano, “Singular & plural – leitura, produção e estudos de linguagem”. O trabalho contempla além das considerações iniciais e finais, concepções acerca da leitura do gênero textual (letra de canção) no livro didático; leitura literária da letra da canção “Inclassificáveis”; e reflexões acerca do processo de recepção da leitura literária. Como subsídio teórico, utilizou-se as autoras Andruetto (2012), Castrillón (2011), Pondé (2000), Rouxel (2012) e Zilberman (2008, 2016), considerando que todas compreendem a leitura como um processo de formação do sujeito; os documentos didáticos utilizados contribuíram para a compreensão da leitura na educação básica. Neste sentido, foi possível aprofundar a reflexão quanto ao processo de recepção desta leitura literária.

Author Biographies

Jessiana de Oliveira Barros , Universidade Federal do Tocantins(UFT) / Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Possui Graduação em Letras - habilitação Português/Inglês UEMA (2005). Especialização em Didática Universitária FAMA (2007), MBA em Gestão de Pessoas FAENE (2018). Assistente em Administração no Instituto Federal do Maranhão IFMA. Cursando Mestrado Acadêmico em Letras, na Universidade Federal do Tocantins.

Vanessa Maciel Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino de Língua e Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL - UFT. Possui Especialização - Metodologia do Ensino Superior - Fabic(2016), em andamento: LIBRAS - FAVENI e Educação especial e inclusiva com ênfase nas deficiências - FAVENI, é graduada em Letras/Português-Literatura - UEMA (2013) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e Produção textual atuando principalmente no seguinte tema: Letramento Literário e Produção Textual.

Mara Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT, Professora no Curso de Educação do Campo na UFT, Graduada em Música.

References

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Published
2020-02-04