A LITERATURA E SUA LEITURA NO CENÁRIO DE FLUXOS DE TRANSFERÊNCIAS CULTURAIS
Abstract
O presente artigo volta-se para as tessituras do cenário contemporâneo, marcado pela mobilidade, como destaca a crítica literária Ivete Walty (2011). A literatura, nesse cenário, conforme teoriza a autora, deve ser pensada a partir de uma lógica cultural complexa, multifacetada e convergente, já que mantém conexões com outros artefatos culturais. Dessa forma, a literatura no novo milênio se insere num contexto de fragmentação e revitalização do cânone em que múltiplas tendências e formas de ficção surgem. Estabelecendo trocas com outros artefatos culturais, tem-se um cenário marcado pela diversidade de gêneros, de temas e, sobretudo, de suportes. Assim, o artigo compreende a leitura literária, em seus múltiplos suportes, como um espaço amplo e privilegiado de promoção à ficção, revelando a existência de uma pluralidade artística fundamentada na necessidade atávica humana em depender da efabulação.
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó. Argus, p. 55-76.
BALOGH, Anna Maria. Conjunções, disjunções, transmutações: da Literatura ao cinema e à TV. São Paulo: Annablume, 2009.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 221-254.
BRANDILEONE, Ana Paula Nobile. Literatura brasileira contemporânea: caminhos diversos. In: BRANDILEONE, Ana Paula Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva (Org.). Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: Annablume, 2013. p. 17- 33.
BULHÕES, Marcelo. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo: Atica, 2009.
CAMARGO, Luís. Apresentação. In: PELLEGRINI, Tânia et al. (org.). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 9- 13.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: UFSC, 2013.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MARTINS, Aracy Alves; MACHADO, Maria Zélia Versiani Machado. A literatura e a versatilidade dos leitores. In: Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p. 27-44.
MOSER, Walter; KLUCINSKAS, Jean. A estética à prova da reciclagem cultural. Scripta, n. 20, p. 17-42, 2007.
NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão, escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo: Cortez, 2004.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2007.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 51, p. 283- 299, jul./dez. 2006.
WALTY, Ivete. Percursos de Leitura. In: Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, p. 108- 123.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).