A EFICÁCIA DOS RADARES FIXOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE NA REDUÇÃO DO NÚMERO DE ACIDENTES NA AVENIDA PEDRO NEIVA DE SANTANA EM IMPERATRIZ-MA
Abstract
Os acidentes de trânsito compõem um grupo de notificações em saúde, que podem ser previsíveis e evitáveis, no entanto, continuam em ascendente crescimento. A ONU aponta que 1,25 milhão de pessoas por ano morrem vítimas de acidentes de trânsito. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial. Neste sentido a fiscalização de rodovias por meio de radares eletrônicos fixos tem sido uma das estratégias utilizadas mais eficazes de controle de velocidade, pois esse controle é permanente, faz captura de imagem e gera provas legais para que os atos infracionários sejam aplicados. Neste contexto, o estudo apresenta dados de acidentalidade registrados pelo SAMU em uma rodovia que liga os municípios de Imperatriz e João Lisboa-MA, dando acesso a MA 122. Esta rodovia apresenta altos índices de acidente de trânsito, o que justifica a relevância do estudo. Essa proposta de artigo tem como objetivo analisar a eficácia dos radares fixos de controle de velocidade na redução do número de acidentes na Avenida Pedro Neiva de Santana no Município de Imperatriz-MA no período de 2013 a 2017. A fundamentação teórico-metodológica que orientou as análises dessa pesquisa pauta-se em uma abordagem de pesquisa quantitativa e análise documental retrospectiva. Para coleta dos dados foi previamente enviado um ofício para a coordenação responsável para oficializar a coleta e utilização dos dados fornecidos pelo Serviço Móvel de Urgência -SAMU 192. A análise foi feita utilizando informações referentes ao número de acidentes ocorridos no período de cinco anos. Ao final desta pesquisa explana-se o quantitativo de acidentes de trânsito na Avenida Pedro Neiva de Santana, antes e depois da instalação de radares fixos de fiscalização eletrônica de velocidade.
References
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Imperatriz – MA. 2013. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/imperatriz_ma. Acesso em: 31 maio 2018.
BACCHIERI, G; BARROS, A. J D. Acidentes de trânsito no Brasil de 1998 a 2010: muitas mudanças e poucos resultados. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 5, 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000500017&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 abr. 2018.
BRASIL. Constituição (1998). Lei nº 9503, de 23 de setembro de 2017.
Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Presidência da República: Casa Civil. Brasília, DF, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm. Acesso em: 25 abr. 2018.
______. Conselho Nacional de Trânsito. Resolução n. 396 de 13 de dezembro de 2011. Dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, reboques e semirreboques, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Brasília: Diário Oficial da União, 2011.
______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Diário Oficial da União. Resolução n. 6 de 2010. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=310724. Acesso em: 03 nov. 2010.
______. Ministério da Justiça. Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Brasília, 1998. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm. Acesso em: 29 maio 2018.
______. Ministério da Saúde. Política nacional de redução da morbimortalidade por acidentes e violências. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.
______. Ministério das Cidades. Departamento Nacional de Trânsito. Frota de veículos. 2013. Disponível em: http://new.denatran.gov.br/. Acesso em: 25 abr. 2018.
DIEHL, Astor Antonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W.; WAGNER, E. H. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FOLLETO, Cesar. Radares Fixos e móveis: uma análise de dados em painel sobre os acidentes de trânsito no município de Porto Alegre. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/5896. Acesso em: 30 maio 2018.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Curso de Especialização em Comunidades Virtuais de Aprendizagem, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 02 maio 2018.
GLOBAL ROAD SAFETY PARTNERSHIP. Speed management: a road safety manual for decision-makers and practitioners. Geneva: Global Road Safety Partnership; 2008.
GOVERNO DO MARANHÃO. MA-122 é a primeira rodovia do estado a receber fiscalização eletrônica. Disponível em: http://www.mob.ma.gov.br/ma-122-e-a-primeira-rodovia-do-estado-a-receber-fiscalizacao-eletronica/. Acesso em: 30 maio 2018.
KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010.
MASCARENHAS, M. D. M. et al. Perfil epidemiológico dos atendimentos de emergência por violências no sistema de serviços sentinela de vigilância de violências e acidentes (VIVA). Epidemiol Serv Saúde, 2009, v. 18, p. 17-28.
MORAIS, O. L. de et al. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Brasil na última década: tendência e aglomerados de risco. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 9, 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000900002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 abr. 2018.
MURRAY C. J. L; LOPEZ, A. D. Alternative projections of mortality and disability by cause 1990-2020: global burden of disease study. Lancet; v. 349. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9167458. Acesso em: 31 maio 2018.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT/ECMT. Transport Research Centre: speed management report. Paris: OECD Publishing; 2006.
SANTOS, Edgar Oliveira. Características e perspectivas de Imperatriz como cidade-polo do Sul do Maranhão. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 39, n. 3, jul-set. 2008. Disponível em: https://ren.emnuvens.com.br/ren/article/view/467/371. Acesso em: 30 maio 2018.
WILSON, C. et al. Speed cameras for the prevention of road traffic injuries and deaths. Cochrane Database Syst Rev, v. 10, 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20927736. Acesso em: 31 maio 2018.
YAMADA, M.G. Impacto dos radares fixos na velocidade e na acidentabilidade em trecho da rodovia Washinton Luís. Universidade de São Paulo USP, São Carlos, SP. 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-15022006-204946/publico/dissertacao_Mario.pdf. Acesso em: 31 maio 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).