FATORES ESTRESSORES E EVASÃO ESCOLAR: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Abstract
O estresse vem fazendo parte do cotidiano das pessoas, sendo considerado um problema de saúde pública. Vale ressaltar os fatores estressores, devido a traumas vividos como: violência, drogas, perda da família, depressão e outros. Nesse contexto, foi delimitado como objetivo geral compreender a vivência do estudante do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvido pela evasão escolar. Como objetivos específicos, buscou-se identificar os fatores estressores e descrever a percepção desse público diante dessa evasão escolar. Trata-se de um estudo de caso, pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com embargo na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty uma vez que intenciona desvelar, compreender e revelar uma situação existencial vivenciada pelo ser humano. O cenário é uma escola municipal de São Gonçalo/RJ, com foco no ensino fundamental I e II, em horário noturno, que utiliza a metodologia educacional voltada para a EJA. Os participantes são 25 alunos, considerados maiores de idade e que desejaram participar de forma voluntária. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e aplicada mediante aprovação pelo comitê de ética da UFF, em concordância com as resoluções do Conselho Nacional de Saúde de n° 466/2012 e 510/2016. Os resultados indicam que há uma relação direta com a evasão escolar e fatores estressores. Constata-se o contexto de violência social inserido, a baixa remuneração, dupla jornada de trabalho e estudo (e tripla, no caso de mulheres que assumem o cuidado com a casa e filhos), questões de gênero e etnia como estressores que inviabilizam o sucesso e a permanência dos jovens e adultos na escola.
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