ECOFORMAÇÃO: ENTRE DILEMAS E DESAFIOS UM OLHAR TRANSFORMADOR PARA O SÉCULO XXI
Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a dimensão socioambiental a partir da perspectiva ecoformadora. Diante do desafiador contexto sociopolítico presente, a existência no planeta tem exigido diferentes visões de mundo, dentre elas a de reconhecimento da interligação entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente numa dimensão planetária para além da visão egoísta e devastadora que fragmenta o meio ambiente e as vidas, ao priorizar a eficácia pela eficácia enquanto não reconhece o ser, o outro. Para discutir essa problemática, optou-se, metodologicamente, por revisão bibliográfica e abordagem qualitativa. Assim, possibilitou-se compreender a necessidade de se repensar de modo mais humano e solidário, não só pelo bem do meio ambiente, mas também por todos os seres, pela sociedade e seu entorno, objetivando partir da vida e fazer isso pela vida.
References
DITTRICH, M. G.; ESPINDOLA, S. da S.; KOEFENDER, M. Um olhar transdisciplinar e ecoformativo para a educação à saúde integral. In: SUANNO, M. V. R.; DITTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013. p. 163-173.
GADOTTI, M. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, C. A. Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 81-132.
GADOTTI, M. A carta da Terra na educação. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.
GALVANI, P.; PINEAU, G. Experiências de vida e formação docente: religando saberes – um método reflexivo e dialógico. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. da C. de. (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 205-225.
MALLART, J. I. N. Ecoformação para a escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 29-41.
MORAES, M. C. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, M. C.; SUANNO, J. H. (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 21-42.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, E. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 22-28.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 1-104.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
PINEAU, G.; GALVANI, P. Experiências de vida e formação docente: religando os saberes – um problema paradigmático mais do que programático. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. da C. de. (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 185-204.
SILVA, A. T. R. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 18, p. 95-104, jan./jul. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
TORRE, S. de la. Um olhar ecossistêmico e transdisciplinar sobre a educação: olhar o futuro com outra consciência. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 17-28.
TORRE, S. de la et al. Decálogo sobre transdisciplinaridade e ecoformação. In: TORRE, S. de la; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008. p. 21-59.
ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de L.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (Org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).