INSERÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO
Abstract
Este estudo propõe analisar a inserção social do IFTO, apresentando a centralidade exercida pelos campi do IFTO, descrevendo a importância dos campi do IFTO e analisando as percepções dos alunos sobre a educação oferecida pelo IFTO. A metodologia aplicada neste estudo foi baseada na coleta de dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e no Sistema Nacional de Informação para Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), depois que os alunos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) responderam um questionário. Nos resultados foram apresentados e evidenciados a centralidade por meio do Índice de Centralidade - IC e a importância de cada campi demonstrado nos perfis dos alunos pesquisados quanto a faixa etária, o estado de origem, o meio de locomoção utilizado para estudo; a percepção dos alunos foi apresentada e discutida na forma como os alunos se reconheciam como receptores do conhecimento por eles recebidos. Nas considerações restou afirmativamente o alcance dos objetivos e a demonstração dos achados da pesquisa, principalmente que os alunos estão no IFTO porque consideram um local de qualidade para seu aprendizado e a possibilidade de melhores empregos advindos e, por intermédio, da educação recebida.
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