EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, TEATRO DO OPRIMIDO E IDENTIDADE NEGRA DE ADOLESCENTES: TESES E DISSERTAÇÕES (2013-2017)
Abstract
A educação se dá ao longo da vida e está presente em todos os setores da existência humana. Está na família, na sala de aula, na escola, no bairro, na cidade e no sistema social, econômico e político. A educação não formal comporta todos os contextos em que as pessoas se agrupam espontaneamente para participar de ações educativas. O teatro do Oprimido precisa considerado como educação estética que pode influenciar no desenvolvimento da identidade. A identidade de um indivíduo nada mais é que um conjunto de identidades particulares: de caráter sexual, social, econômico, geográfico e étnico-racial. A identidade negra passa pela cor, ou seja, pela recuperação da negritude, física e culturalmente. Na busca por compreender o cenário acadêmico das pesquisas referentes à temática da prática do Teatro do Oprimido em ações de educação não formal, é objetivo do presente artigo: realizar um levantamento das pesquisas atuais (2013-2017) sobre o tema, levantando teses e dissertações que constam no banco de dados da Capes.
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