A CONCILIAÇÃO COMO UMA NOVA PERSPECTIVA NO ENSINO JURÍDICO À FRENTE DA FORMAÇÃO ADVERSARIAL DAS PROFISSÕES JURÍDICAS
Abstract
O litígio decorre naturalmente da dificuldade de interação humana, trazendo como resultante o aumento das demandas judiciais no Brasil, a morosidade processual e a consequente perda de eficácia das decisões. O combate a ‘cultura da sentença’ depende da disseminação dos métodos alternativos a lide, conforme incentiva a Resolução 125 do CNJ ao sugerir a implantação da conciliação como disciplina obrigatória aos cursos de Direito. O estudo se propõe a questionar a formação adversarial no meio jurídico, enquanto avalia os efeitos práticos da formação pacifista. Estruturado pelo método dedutivo com pesquisa em doutrina especializada, legislação e resoluções do Conselho Nacional de Educação (Ministério da Educação), por meio de abordagem qualitativa, o trabalho investiga os efeitos a desconstrução da litigiosidade como pré-requisito ao futuro profissional do direito. Como resultados surgem indicativos positivos sobre a influência da formação acadêmica dos profissionais frente ao combate da judicialização excessiva e da aplicação de políticas alternativas de resolução de conflitos.
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