INSTITUTO INSIKIRAN/UFRR: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR MULTICULTURAL EM LÍNGUA INDÍGENA A DISTÂNCIA

Palavras-chave: Instituto Insikiran. Roraima. Formação Superior. Multiculturalismo. Línguas Indígenas.

Resumo

Esse estudo tem por finalidade “Compreender a necessidade de oferta de Formação Superior multicultural em Língua Indígena a distância pelo Instituto Insikiran da UFRR”. No interesse de cumprir esse propósito, o aprofundamento teórico se fundamentou na base bibliográfica de Bakhtin (1992), Bobbio (1992), Meliá (1999), McLaren (2000), Canclini (2004), Manzini (2006), Cavalcanti e César 2007, Carvalho, Fernandes e Repetto (2009), Baniwa (2010). Após esse momento qualitativo, em trabalho de campo, foram entrevistados dois professores que atuam no Programa de Valorização das Línguas e Cultruras Macuxi e Wapichana, da UFRR. Seguindo aos trabalhos de campo, foram realizados questionários com 21 alunos do curso de Gestão em Saúde Coletiva do Instituto Insikiran. Com ajuda desta metodologia pudemos compreender o interesse de um curso Curso de Formação Superior multicultural em Língua indígena na modalidade a distância que pode ser ofertado pelo Instituto de Formação Superior Indígena Insikiran da UFRR.

Biografia do Autor

Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira, UFRR

Professor licenciado em Português-Espanhol, Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado - AEE e Educação Inclusiva e Mestrando em Letras, pela Universidade Federal de Roraima – UFRR. 

Leila Adriana Baptaglin, UFRR

Pós-Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, UNESR, Venezuela (2018-2019). Professora/pesquisadora Auxiliar do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR. 

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Publicado
2020-04-24