PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Abstract

Analisa o perfil profissional dos professores com formação em Educação Física que atuam na Educação Infantil em 10 capitais brasileiras. Por meio de uma pesquisa exploratória, que utilizou questionários na produção dos dados, identificamos a faixa etária, o gênero, a formação acadêmica e o tempo de experiência profissional de 142 docentes. Os dados mostram que se trata de um grupo, majoritariamente, jovem (73,7% <39 anos), composto por mulheres (64%), em início de carreira (54% ≤5 anos) e com pós-graduação (76,4%). Os resultados encontrados ratificam a Educação Infantil como um universo prdominantemente feminino, constituído por docentes jovens, na fase inicial da carreira e com alto de nível de escolaridade, que ingressam nessa etapa da Educação Básica mais por condição do que por opção profissional.

Author Biographies

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Líder do NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres) e do GIPEF (Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Líder do NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres).

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Published
2019-11-11