REFLEXÕES SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A ESCOLA DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EMANCIPAÇÃO OU ENCLAUSURAMENTO?
Abstract
O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a infância e seus postulados, a criança e a educação infantil, ressaltando o papel da escola, fruto de estudos bibliográficos. Refletimos se a escola, no processo de socialização da criança, tem contribuído para emancipação ou enclausuramento desses sujeitos, considerando que o discurso veiculado pela escola, de busca da saúde do corpo e da formação de sujeitos competentes, aptos para se inserirem num mundo capitalista e mergulhado nas novas tecnologias, retira das crianças algumas das suas necessidades fundamentais, o ato de brincar e se movimentar livremente. Assim, abordamos a infância, a criança e a educação infantil, ressaltando a infância como historicamente construída e que tem no resgate de suas origens a base do entendimento da criança de hoje e da educação que está sendo ofertada a ela. Portanto, a escola, como lugar de construção de sujeitos e de aprendizagens deve agir na/para a educação, a fim de possibilitar à criança a vivência da fase da infância, e sua emancipação.
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