UM OLHAR ANALÍTICO SOCIOLÓGICO E CONSTITUCIONAL SOBRE A IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DA LEI N. 11.161/2005 NO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO TOCANTINS
Abstract
Tem-se como propósito analisar, discutir e refletir sociológica e constitucionalmente a Lei n. 11.161/2005 no voltado a sua implantação e execução, tendo como pano de fundo a importância do espanhol no Brasil do século XXI. A discussão recai sobre o prisma dos efeitos sociais decorrentes da inexecução e/ou ineficácia da lei no âmbito do ensino médio das escolas estaduais do município de Paraíso do Tocantins. Para tanto, realizou-se estudos bibliográficos, análise de dados de pesquisas de campo, discussões e reflexões acerca da atual realidade de ensino. O principal referencial teórico são os estudos de Émile Durkheim sobre a importância da educação como empoderamento humano numa perspectiva de manutenção da unidade social. Sendo, todavia, núcleo deste trabalho o princípio de manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 34,VII, e), presente na Magna Carta brasileira de 1988. Objetiva-se, assim, discutir as dificuldades que rondam a implantação e execução desta lei.
Palavras-chaves: Lei 11.161/2005;Paraíso do Tocantins; Ensino Médio; Inexecução.
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado,1998.
________. Lei 11.161 de 5 de agosto de 2005 . Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- /2005/Lei/L11161.htm>. Acesso em: 14 de fevereiro de 2014.
CRISTOFOLI, Maria Silvia. Políticas de línguas estrangeiras na educação básica: Brasil e Argentina entre avanços, percalços. 2010. 225 fls. Doutorado, educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.
DEUBEL, André-Noël Roth. Políticas públicas: formulación, implementación y evaluación. Aurora: Bogotá, 2002.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 3. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1952.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva,Ed., 30 ed., 2003.
LISBOA, Maria Fernanda Grosso. A obrigatoriedade do espanhol no Brasil: obrigatoriedade do ensino de espanhol no Brasil: implicações e desdobramentos. Revista Sínteses da UNICAMP, São Paulo, v.14, p.2, 2009.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional esquematizado. 16 ed. São Paulo, Saraiva,2012.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38. ed. São Paulo: Brasiliense,1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em 20/02/2016 às 14h00.
MICHAELIS.Dicionário escolar: língua portuguesa. 3 ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, julho de 2010.
MORAES, Fernando Silveira. Ensino de língua espanhola: desafios à atuação docente. 2010. 139 fls. Mestrado, educação – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba -SP.
PFAFFENSELLER, Michelli. Teoria dos direitos fundamentais. Revista Jurídica, Brasília , v. 9, p.94, 2007.
PIMENTA, CAM., and ALVES, CP., orgs. Políticas públicas & desenvolvimento regional. Campina Grande: EDUEPB, 2010. 211 p. ISBN 978-85-7879-016-5. Available from Scielo Books <http://books.scielo.org>.
SANTOS, Amany Maria de Karla Rovani dos; BARRETO, Wanderlei de Paula. Reflexões sobre a eficácia da lei ao longo do tempo. Facopar, Apucarana, 2010.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias. Porto Alegre, n.16, jul/dez 2006.
VIANA, Lara Sanábria. O Estado democrático de direito e os direitos fundamentais: perspectivas históricas. Revista da FESP: periódico de diálogos científicos. vol. 1, p. 8-23, 2010. Texto disponível em:<http://www.revistadafesp.com.br >.Último acesso: 26/07/2015. ISSN: 1982-0895.
SANTOS, Karen Cristiane dos; LAZARINE, Ademir Quintilio. Émile Durkheim e a Educação: reflexões iniciais. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/KAREN_CRIS_SANTOS.PDF. Maringá, 2012, acesso em: 06/04/2016.
SOUZA, Tassiana Quintanilha de; OLIVEIRA, Denise da Silva de. A Inclusão da Língua Espanhola na Educação Brasileira. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=38&lid=6271.>. Acesso em 06/04/2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).