LEITURA DO MUNDO E LEITURA DA PALAVRA EM PAULO FREIRE
Abstract
O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a leitura, segundo a perspectiva Freiriana. O educador Paulo Freire assevera a importância da leitura do mundo na educação, o qual valoriza a cultura popular e aprofunda os conhecimentos na prática permanente da libertação. A proposta pedagógica de Freire compreende o método democrático e crítico da leitura do mundo e da palavra, pois o contexto que o indivíduo está inserido é diferente da escolarização. Preocupou-se em trabalhar com textos, temas, palavras e letras a partir da realidade do aluno. Desse modo, o método criado por ele, é fundamentado em uma concepção humanizadora e libertadora, esta prática foi desenvolvida em Círculos de Cultura através da conscientização e diálogo. Enfim, as contribuições de Freire para a educação não podem limitar-se apenas a alfabetização de jovens e adultos, mas ser aplicada a qualquer modalidade de ensino pela eficácia do método que é uma ação reflexiva.
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, 3ª edição. Brasília: MEC\SEF, 2001.
CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e Linguística. Scipione. São Paulo, 1997.
FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. – 2ª ed. Ver. Atualizada. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
________. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação).
________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
________. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
_________. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 12ª edição. Paz e Terra, 1981.
_________. Pedagogia da Esperança um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1992.
_________. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. – (Coleção Primeiros Passos).
SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. DP&A, Rio de Janeiro, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).