DIVERSIDADE TEXTUAL NA CAIXA DE LEITURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZADO COMO RECURSO PEDAGÓGICO

  • Suelma Nunes Mouzinho Felix Escola Municipal Anjo da Guarda
  • Rudimaria dos Santos IFMT
  • Cássia Simone Ribeiro de Carvalho da Silva IFMT

Abstract

A prática da leitura tem uma função social, enfatizada na comunicação, socialização entre as pessoas e devem ser adquiridas desde cedo, proporcionando as crianças o contato com diversos tipos de textos utilizados no dia a dia, em diferentes situações, favorecendo o aprendizado. Este trabalho teve como objetivo utilizar a caixa de leitura como um recurso pedagógico para desenvolver o interesse, a curiosidade e o prazer pela leitura em crianças da Educação Infantil. A caixa leitura possibilitou um maior contato e interação dos alunos com diferentes textos literários. A leitura possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e de nós mesmos, com isso ampliam as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio. Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.

Author Biographies

Suelma Nunes Mouzinho Felix, Escola Municipal Anjo da Guarda

Graduada em Pedagogia pela faculdade na UNOPAR/MT.

Rudimaria dos Santos, IFMT

Graduada em pedagogia pela UNIJALES/SP, Graduada em História pela UNEMAT/MT, especialista em Formação de professores da Educação Básica para AEE pela UFC/CE, Especialista em didática e metodologia de Ensino pela UNIC/MT, Especialista em história do Mato Grosso pelo IFMT/MT, cursando especialização em Educação especial e Libras pelo IFMT/MT.

Cássia Simone Ribeiro de Carvalho da Silva, IFMT

Graduada em Letras pela União das Faculdades de Alta Floresta – UNIFLOR/MT e Especialista em Leitura, Literatura e Produção De Textos, na área de conhecimento Ciência Humanas, oferecido pela Associação Juinense de Ensino Superior – AJES, Especialista em Língua e Literatura Espanhola, na área de Línguas Estrangeiras Modernas, oferecido pela Faculdade de Educação de Alta Floresta-MT - UNIFLOR, Especialista em Didática do Ensino Superior, na área de Educação, oferecido pela Faculdade de Alta floresta - FAF, Especialista em História de Mato Grosso, na área de Educação, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Câmpus Alta Floresta - IF.

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Published
2019-08-08