PATRIMÔNIO CULTURAL E DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS CULTURAIS EM GUARULHOS - SP

Abstract

Estudam-se políticas públicas culturais bem como a percepção do munícipe acerca dos patrimônios cultural em Guarulhos, SP. São os objetivos desta pesquisa i) identificar como a população percebe as políticas culturais de preservação de bens culturais e ii) como os gestores se manifestam a respeito das políticas de preservação neste município. A presente pesquisa possui característica exploratório-descritiva de abordagem quanti-qualitativa com corte transversal. Participaram deste estudo 40 moradores desses bairros, homens e mulheres com mais de 18 anos e mais de 20 anos de moradia nos bairros, os dados foram coletados ao longo de 2018. Os resultados descrevem que a população local participa de eventos culturais, festas e celebrações e reconhece os patrimônios, mas acredita que eles podem ser mais bem cuidados, já os gestores estão ainda normatizando as questões relativas ao patrimônio histórico da cidade. Concluindo, percebeu-se, no perfil dos entrevistados uma diversidade de formação, de visões acerca do seu entorno cultural, de como ele participa da cultura de modo geral e da visão nem tanto positiva da gestão das políticas culturais de seu município e que as políticas públicas de preservação de bens culturais ainda não saíram do papel.

Author Biographies

Carlos Alexandre Costa Pignatari, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduado em Administração e Comércio Exterior pela Faculdade Torricelli, Mestre em Políticas públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC e docente na mesma Universidade.

Jefferson Mariano, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Mestrado em Economia pela PUC-SP, doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP- Campinas e analista Socioeconômico da fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Renan Antônio da Silva

Pós-Doutorando pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Doutor em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Docente Professor-Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Docente colaboradora do Mestrado em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT- USP. Líder do GRUPPU, CNPq.

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Published
2020-03-09
Section
Artigos