A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO NO CONTEXTO SOCIAL
Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a atuação do pedagogo nos espaços não escolares e aponta elementos constituintes de seu perfil no sentido de ser melhor visualizado, bem como fundamental neste campo de trabalho. Aborda-se os aspectos legais que amparam a ampliação do pedagogo nos espaços não escolares e os vários campos onde ele terá a oportunidade de desenvolver seu trabalho pedagógico de forma individual ou compondo uma equipe multidisciplinar. Reflete-se também sobre o estágio pelo qual o pedagogo, obrigatoriamente deve passar e algumas limitações decorrentes do desconhecimento da importância e necessidade desse profissional, por parte das instituições concedentes de estágio. Delineia-se também o perfil e as competências sociais que devem ser desenvolvidas pelo pedagogo para atuar nos espaços não escolares com vistas à formação de um profissional melhor preparado para atuar fora da escola. Este trabalho aborda também a necessidade de ser inserido na matriz curricular do curso de Pedagogia uma disciplina denominada “Etiqueta Profissional e Social”, considerando a necessidade do pedagogo possuir competências específicas para atuar nos vários espaços não escolares.
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