EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

  • Keila Mariana Soares Barbiero Universidade Estadual do Tocantins
  • Mayara Monteiro Parente Universidade Estadual do Tocantins
  • Rubens Martins da Silva Universidade Estadual do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-2334-0115
Palavras-chave: Educação. Cidadania. Direitos Humanos.

Resumo

O presente artigo discute concepções sobre o modo como o processo educativo atua no desenvolvimento de cidadãos conscientes de seus direitos sociais, ambos inerentes à pessoa humana, mas que, na maioria das vezes, são negados ou violados. A cidadania plena ocorre mediante a formação de cidadãos críticos e leitores da própria sociedade. Este artigo resultou de uma revisão bibliográfica, observando a educação em espaços formais e informais. Ambos foram refletidos à luz das bases teóricas de Brandão (2007), Emediato (1978), Freire (1987), Silva (2000), Sobral (2000). De modo reflexivo, as discussões permearam o viés de que a escola tem o papel de promover o desenvolvimento crítico dos alunos a partir da concepção de cidadania, sendo esta tomada sob o eixo dos direitos e deveres inerentes aos desafios necessários para se efetivar a cidadania e o desenvolvimento de sujeitos em busca de direitos por meio da educação.

Biografia do Autor

Keila Mariana Soares Barbiero, Universidade Estadual do Tocantins

Bacharel em Serviço Social pela Unitins. Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência pela Unitins. Atualmente, exerce a função de assistente administrativo na Universidade Estadual do Tocantins.

Mayara Monteiro Parente, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência pela Unitins. Atualmente, exerce a função de professora da educação básica no Centro de Ensino Médio Félix Camoa em Porto Nacional-TO.

Rubens Martins da Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Graduado em Letras pela UNITINS/TO. Graduado em Pedagogia pela Faculdade AD-1/DF. Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem: Língua Portuguesa, Artes e Educação Física pela EDUCON/PR.  Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio/RJ. Mestre em Letras pela PUC Goiás/GO. Doutorando do Programa de Doutorado em Letras: Ensino de L´íngua e Literatura pela UFT/Câmpus Araguaína/TO. Professor concursado pela rede estadual de ensino (Seduc-TO) e pela educação superior de ensino (UNITINS/TO).

Referências

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Publicado
2019-06-19