METODOLOGIA ATIVA: UM ESTUDO DE CASO ENSINO NA DISCIPLINA DE DESENHO EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA GERAÇÃO Z
Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso de emprego de metodologia ativa em estudantes ingressantes da geração Z de um curso de engenharia. Realiza-se um estudo do tipo estudo caso para discentes que apresentavam pouco interesse na disciplina de desenho técnico nos anos anteriores. Aplica-se a intervenção pedagógica, na qual estudantes eram solicitados a: realizar pesquisas; produzir vídeos; utilizar uma linguagem apropriada para a engenharia; fazer projetos de redes; o desenho de elementos de computadores e redes; redigir documentos utilizados nos trabalhos profissionais tais como organogramas, cronogramas, fluxogramas. O planejamento foi realizado anteriormente ao início do semestre. Observa-se que os discentes novos se envolveram no trabalho ativamente, demostraram maior interesse aulas de desenho sendo muito elogiadas. Conclui-se que as metodologias ativas ajudaram a melhorar o aprendizado na turma em foco, sobretudo a motivação dos discentes, pois esses trabalharam ativamente aplicando as teorias aprendidas em projetos práticos.
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