INOVAÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E TECNOLÓGICAS
Abstract
A inovação é um processo que inclui as atividades de conceber, desenvolver, gerenciar e comercializar produtos novos ou melhorados ou o uso de processos novos ou reestruturados. Portanto a capacidade de inovar representa uma vantagem competitiva para os pequenos empreendimentos. Nesse contexto questionou-se: quais são os aspectos inovadores utilizados em uma micro empresa palmense da área da alimentação? Embasada no pensamento de Schumpeter (1997); Barbieri (2016); Sundbo, Gallouj (1998); Porter (1947); Moreira (2017), objetivou-se analisar as inovações aplicadas em uma micro empresa do ramo de alimentação na cidade de Palmas/ TO. A metodologia desenvolvida possibilitou classificar a pesquisa em descritiva, qualitativa e estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada realizada com o gestor da empresa. Os resultados indicam que a inovação acontece principalmente na forma de fabricação dos produtos ao substituir a execução manual por máquinas; no uso da tecnologia para realizar o atendimento por senhas e a terceirização da entrega por meio de aplicativo.
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