RELATO DE EXPERIÊNCIA (SOBRE) VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Abstract
Este relato de experiência objetiva deslindar, por meio de reminiscências da prática docente iniciada no ano de 2000 até os dias atuais, por que ensino como ensino. É importante ressaltar que ao primeiro olhar esta indagação apresenta-se com certa simplicidade e facilidade de revide, entretanto, respondê-la não é uma tarefa fácil, em virtude de requerer uma autoanálise de uma prática docente que nem sempre é refletida. Com base nas reflexões (sobre)vivências do processo de formação e profissionalização docente deslindamos que este processo se encontra em reconstrução, especialmente em decorrência das passagens nas vivências da construção e desconstrução docente, ao considerarmos que este processo é contínuo e não pontual. Na arte da reconstrução, o significado é o amadurecimento do modo de ensinar e como ensinar, fazendo-se entender a importância da ressignificação do ser professor no processo de profissionalização docente para a construção de novos caminhos do conhecimento que estão sempre abertos às novas aprendizagens.
References
ANASTASIOU. Léa das Graças Camargos. Didática e formação de professores para o ensino superior. In: LIBÂNEO, José Carlos. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. LIMONTA, Sandra Valéria. Qualidade de escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED Publicações; América e Keple, 2013. p. 149-172.
BRAYNER, Conceição de Nazaré de Morais. Sistema de Organização Modular de Ensino: um estudo avaliativo da organização do trabalho pedagógico no ensino médio do meio rural. Dissertação de Mestrado. UEPA, 2012.
CUNHA, Maria Isabel (org). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara/SP. Junqueira & Marin Editores, 2006.
GEORGEN, Pedro. Tecnociência, pensamento e formação na educação superior. Educação e Sociedade. Campinas, v.19, n.3 nov.2014.
PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Profissionalidade: o embate entre o concebido e o vivido. In: EGGERT, Edla. TRAVERSINI, Clarice Salete. PERES, Eliane. BONIN, Iara Tatiana Bonin (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 646-662.
PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. p. 137-144.
SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 4ª ed. cap. 3, p.81-87.
SERRÃO. Maria Isabel Batista. Superando a racionalidade técnica na formação: sonho de uma noite de verão In: PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 4ª ed. cap. 7, p.151-159.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).