STUDY ON THE RELATIONSHIP BETWEEN COGNITIVE AND MOTION DEVELOPMENT AND LEARNING DISORDER IN BABIES WITH LOW BIRTH WEIGHT
Abstract
O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento cognitivo e de movimento e o distúrbio de aprendizagem em crianças com baixo peso ao nascer. O método deste estudo é a correlação descritiva. A população estatística do estudo consistiu em todas as crianças com baixo peso ao nascer em Teerã. De acordo com as ilimitadas e incertezas da sociedade estatística, foi utilizado um método de amostragem direcionada. De modo que 30 crianças com 8 anos, 10 com baixo peso ao nascer foram selecionadas das creches de 10, 11 e 15 de Teerã As ferramentas utilizadas no estudo foram o teste de desenvolvimento de movimento grosseiro de segunda geração, o Teste de Habilidade Cognitiva Goodnight. Escala de Aprendizagem do Colorado. A relação entre movimento e habilidades cognitivas com dificuldades de aprendizagem foi medida usando correlação de Pearson no software SPSS. Os resultados mostraram que havia uma relação significativa e inversa entre reconhecimento social e sofrimento social com dificuldades de aprendizagem. Além disso, a relação entre dificuldades de aprendizagem com habilidades cognitivas é obtida apenas em componentes significativos e positivos de leitura e escrita.
Palavras-chave: habilidades de movimento, habilidades cognitivas, dificuldades de aprendizagem, crianças com baixo peso.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).