POTÊNCIAS DA DOCÊNCIA E DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Abstract
Este relato de experiência reflete sobre as potencialidades da Pedagogia em tempos de empresariamento da educação, a partir de um trabalho desenvolvido junto a equipes gestoras de duas Redes Municipais de Ensino do Rio Grande do Sul, visando à construção da profissionalidade, ao desenvolvimento profissional docente e ao fortalecimento da Pedagogia como Ciência da Educação. Aborda a construção de ferramentas de gestão – principalmente no âmbito da coordenação pedagógica – no contexto do Programa de Profissionalização da Gestão Educacional desenvolvido por *omitido*. Discute-se a necessidade de reforçar o lugar da Pedagogia na contemporaneidade, recuperando a intencionalidade e a relação práxica da área da Educação (Pimenta; Pinto; Severo, 2020), para enfrentar a lógica neoliberal. Conclui-se que a construção da profissionalidade das equipes gestoras possibilita a (re)invenção da escola e que, nesse processo, são essenciais o diagnóstico, o planejamento e a condução da formação continuada de professores em serviço, mais especificamente, nas reuniões pedagógicas.
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