POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CONCEITOS E PRÁTICAS
Abstract
O trabalho analisa a implementação de uma educação antirracista a partir das Leis nº 10.639 e nº 11.645, investigando como práticas escolares podem reproduzir ou combater desigualdades raciais. Tem como objetivo compreender de que forma a escola pode contribuir para a valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, promovendo o respeito à diversidade e a equidade. Utiliza uma abordagem qualitativa, com base em análise documental e revisão bibliográfica, segundo (Lakatos; Markoni, 2010) fundamentando-se em autores que discutem poder, identidade e exclusão. A discussão evidencia que a escola ocupa papel estratégico na desconstrução de estereótipos e na superação de práticas discriminatórias. Conclui que a formação docente, o currículo e as práticas pedagógicas precisam ser ressignificados à luz de uma perspectiva inclusiva e crítica. Ressalta a importância de ações educativas que reconheçam a pluralidade cultural como eixo estruturante da formação humana.
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