O TRABALHO DO PROFESSOR: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO
Abstract
Levando em conta a atual realidade do contexto do ensino, em que se observam as cobranças do mercado de trabalho, somadas às rotinas de trabalho das IES (Instituições de Ensino Superior), a qualidade de vida do professor, tanto em sala de aula, quanto fora dela, está diminuindo porque ele está adoecendo. Assim, este estudo propõe realizar uma discussão teórica sobre os causadores de adoecimento dos professores em suas rotinas de trabalho, e o quão essa dinâmica laboral do professor acarreta um adoecimento psíquico, físico e social ao docente. Dessa forma, foi possível desvendar que a sociedade moderna dita que trabalhar é essencial, mas nem sempre as condições do trabalho trazem satisfação ao docente. Embora o tema seja bastante difundido em estudos da área da sociologia, educação e saúde, estima-se que mais pesquisas de campo sejam executadas para que as autoridades locais possam ter parâmetros reais para repensar suas estratégias.
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