O BLOG NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM TURMA DE ENSINO SUPERIOR
Abstract
Os blogs, que antes eram simples diários virtuais, passaram a ser utilizados para múltiplos objetivos, tendo o blog educativo crescido significativamente no uso por professores e estudantes, para fins pedagógicos. Este trabalho tem por objetivo analisar o potencial do blog educativo para o favorecimento da aprendizagem de estudantes de um curso de graduação por meio da realização de uma pesquisa-ação. Tendo como principais pressupostos teóricos Xavier, Marcuschi, Primo, entre outros, abordamos acerca do blog e seu papel no processo de aprendizagem. Como principais resultados, constatamos que os alunos, após a experiência com seus blogs, apropriavam-se com maior profundidade dos conteúdos curriculares, além de terem sido estimulados a um comportamento de aprendizagem autônoma, na medida em que puderam escrever em suas páginas sobre temas de seu interesse, vinculados ao conteúdo curricular.
References
BANKS, A. M. Blogging Heroes: Entrevistas com 30 dos principais blogueiros do Mundo. São Paulo: Universo dos Livros Editora Ltda, 2009.
CIPRIANI, F. Blog Corporativo. São Paulo: Novatec, 2006.
JOHNSON, D. M. Approaches to Research in Second Language Learning. New York & London: Longman. 1992.
KOCH, I. G. V. Desvendando os Segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2009.
KOMESU, F. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da Internet. Tese de Doutorado em Linguística – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
KOMESU, F.; TENANI, L. O Internetês na Escola. São Paulo: Cortez, 2015.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
MILLER, C. R. Gêneros Textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MORAN, J. M., MASETTO, M. & BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª Ed. Campinas: Papirus, 2009. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/uber.htm#experiências>. Acesso em: 13 fev. 2016.
PRIMO, A. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais..., 2008.
RECUERO, R. da C. Comunidades Virtuais no IRC: o caso do #Pelotas. Um estudo sobre a Comunicação Mediada por Computador e as Comunidades Virtuais. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
ROSA, H.; ISLAS, O. Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação. In: AMARAL, A., RECUERO, R., MONTARDO, S. (Org.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
SILVA, L. S. da. O Blog e Autonomia no Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10816/1/Dissertacao%20Ludimilia%20da%20 Silva.pdf>. Acesso em: 20 set. 2014.
SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Rev. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2009.
SOARES, E. M. do S.; ALMEIDA, C. Z. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações. Disponível em: <http://ccet.ucs.br/pos/especializa/ceie/ambiente/disciplinas/pge0946/material/biblioteca/sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2016.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
XAVIER, A. C. dos S. Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP: (s.n.), 2002.
XAVIER, A. C. dos S. Letramento Digital e Ensino. 2005. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2013.
XAVIER, A. C. dos S. As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI. Revista Hipertextus, Volume 1, 2007. Disponível em: <http://hipertextus.net/volume1/artigo-xavier.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).