NAS ENTRELINHAS DO EU: A ESTRANGEIRIDADE COMO NARRATIVA DE SI EM ORGIA: OS DIÁRIOS DE TÚLIO CARELLA
Abstract
O presente artigo analisa a obra Orgia: Os Diários de Túlio Carella a partir da categoria da estrangeiridade e da escrita de si como modos de subjetivação. Interrogando os limites entre confissão e ficção, o estudo aborda como o diário se torna um espaço de manifestação das tensões entre identidade, linguagem, sexualidade, exílio e corpo. Através da figura de Lucio Ginarte, o autor-narrador encena o deslocamento do sujeito em contextos de repressão política e cultural, tendo o Recife dos anos 1960 como cenário. A análise articula referenciais da psicanálise, da linguística enunciativa e dos estudos culturais para compreender o diário como arquivo de memória e desejo, em que a condição de estrangeiro opera como dispositivo crítico. Ao narrar o estranho de si mesmo, Carella confronta o leitor com os limites da hospitalidade, da alteridade e da constituição do sujeito contemporâneo.
References
CARELLE, Túlio. Orgia: os diários de Túlio Carella. São Paulo: É Realizações, 2011.
DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
KOLTAI, Kélina. Estrangeiros para nós mesmos: o sujeito na contemporaneidade. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LACAN, Jacques. O seminário: livro 20 – Mais, ainda. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
RICŒUR, Paul. Tempo e narrativa II. Trad. Maria Celeste Jacques Viana e Kathleen E. Ecochard. Campinas: Papirus, 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








