“ELE É O ÚNICO QUE FALA DA NOSSA TRAVESSIA”: A EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS VENEZUELANAS NO BRASIL
Abstract
O artigo reúne pesquisas dos autores sobre a trajetória de crianças venezuelanas em instituições educacionais no Brasil e reflete sobre o reconhecimento dessas crianças como sujeitos ativos, produtores de cultura e participantes do espaço político, desafiando a lógica adultocêntrica predominante nas ciências sociais e humanas. As ferramentas da colonialidade influenciam o controle migratório ao estabelecer critérios rígidos sobre quem pode entrar e permanecer no país, forçando imigrantes a se adequarem a padrões nacionais que negam sua alteridade. Esse processo homogeneiza diferenças, transformando-as em padrões socialmente aceitos. Além disso, a aceitação dos imigrantes é condicionada à sua utilidade econômica, marcando suas trajetórias com segregação, xenofobia, provisoriedade e medo. Portanto, o artigo analisa os atravessamentos raciais, culturais, étnicos e etários que afetam as experiências das crianças venezuelanas no Brasil, frutos de um processo colonial que justifica e perpetua relações hierárquicas.
References
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educação & Sociedade, v. 35, p. 461- 474, 2014.
ALEGRE, L. J.; FIGUEIRA, P.; PALERMO, Z. INFANCIAS DEL SUR: SUBJETIVIDADES EN LA DIFERENCIA. Cadernos de Gênero e Diversidade, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 53–73, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/43404. Acesso em: 19 nov. 2024.
AMARAL, Ana Paula Martins; ARAÚJO, Mayara da Costa Baís. MIGRAÇÃO BOLIVIANA: DESAFIOS PARA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA FRENTE À NOVA LEI DE MIGRAÇÃO EM UMA VISADA CONTEMPORÂNEA. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 11, p. 337-346, 2023.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Anti-semitismo, imperialismo e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
AURELI, Sofia. Conheça a estratégia que já transformou a vida de 50 mil
refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. 2021. Portal Acnur. Disponível em:
https://www.acnur.org/portugues/2021/04/20/conheca-a-estrategia-que-ja-transformou-
a-vida-de-50-mil-refugiados-e-migrantes-venezuelanos-no-brasil/. Acesso em: 13 jun.
2024.
BAENINGER, Rosana; DEMÉTRIO, Natália Belmonte; DOMENICONI, Jóice de Oliveira Santos. Migrações dirigidas: estado e migrações venezuelanas no Brasil. Revista Latinoamericana de Población, n. 16, p. 5, 2022.
BERTOLDO, Jaqueline. Fronteiras da igualdade: direito à educação superior para imigrantes e refugiados (as) na UFSM. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20892. Acesso em: 16 nov. 2024.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930- 1939/constituicao1934-16-julho-1934-365196-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2015- 2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 17 set. 2024.
COGNIGNI, Edith; CRESPI, Isabella. Migrant families. Intergenerational dynamics and inclusion in socio-educational contexts. Educazione Interculturale, v. 20, n. 2, p. VIII- XIV, 2022. https://doi.org/10.6092/issn.2420-8175/15848
COLOMBO, Enzo. Reflexividade e escrita sociológica. Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 15–26, 2016. DOI: 10.5902/1984644420690. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20690. Acesso em: 12 jan. 2022.
CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COUTINHO, Suzana Ramos; HIDA, Ricardo Toshio Bueno. Religião, migração e refúgio: um debate sobre a retórica visual da migração venezuelana. In: MAGALHÃES, Luís Felipe Aires et al. (orgs.). Migração e refúgio: temas emergentes no Brasil. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2024. 456 p. ISBN 978-65-87447-30-8.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003.
DOS SANTOS, Fabio Luis Barbosa. Uma história da onda progressista sulamericana (1998-2016). Editora Elefante, 2019.
ELHAJJI, Mohammed; PARAGUASSU, Fernanda. Infância e estrangeiridade: duas alteridades, a mesma minoridade. Zero-a-Seis, v. 23, n. 43, p. 399-419, 2021.
ESTANISLAU, Lucas. 'Brasil vai virar a Venezuela': o que está por trás do bordão da direita que segue vivo em 2022. O que está por trás do bordão da direita que segue vivo em 2022. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/09/20/brasil-vai-virar-a-venezuela-o-que-estapor-tras-do-bordao-da-direita-que-segue-vivo-em-2022. Acesso em: 20 nov. 2024.
ÍMBER, Fernando Coronil. El Estado mágico: naturaleza, dinero y modernidad en Venezuela. Editorial Alfa, 2016.
LOPES, Jader Janer Moreira. Um dinossauro faminto, um adulto e uma criança: o espaço e as geografias do viver. In: MORO, Catarina; BALDEZ, Etienne (Orgs.). EnLacES no debate sobre infância e Educação Infantil. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2020. p. 221 - 246.
LOPES, Jader Janer Moreira. Terreno baldio: um livro sobre balbuciar e criançar os espaços para desacostumar geografias. São Carlos: Pedro & João, 2021.
LOPES, Jader Janer Moreira; PAULA, Sara Rodrigues Vieira De. Quando uma palavra toca a outra: topogênese e ensaios sobre a espacialização da vida de bebês e crianças e o direito a (outra) cidade. O desacostumar em formas de becos. Civitas: Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 1-10, 2023.
MORAES, N. A. de; CAMPOS, M. A.; COTRIN, J. T. D. Inserção de haitianos na Educação Básica em Mato Grosso: percepção de gestores, professores e estudantes. Educação, [S. l.], v. 48, n. 1, p. e87/1–24, 2023. DOI: 10.5902/1984644466500.
MOSCOSO, Maria Fernanda. “Nuevos sujetos, nuevas voces: ¿Hay lugar para la infancia en el pensamiento transnacional?”. In: Retos epistemológicos de las migraciones transnacionales, Anthropos, Barcelona: Enrique Santamaría (ed.), pp. 261-281. 2008.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Edgardo Lander (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Buenos Aires, 2005.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Proposições, v. 22, p. 199-211, 2011.
REDIN, Giuliana. Direito de Imigrar: Direitos Humanos e Espaço Público. Florianópolis: Conceito Editorial, 2013.
ROSEMBERG, Fúlvia. B. M. Educação para quem? Ciência e Cultura (SBPC), v. 28, n.12, p. 66-71, 1976.
SÁ, Rubens Lacerda de. Internacionalização, hospitalidade e ideologia: por um protocolo de acesso, acolhimento e acompanhamento. 2020.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A socialização infantil: a perspectiva sociológica da infância. Revista de Estudos Curriculares, v. 1, n. 1, p. 67-79, 2003.
SAYAD, Abdelmalek. Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.
SEYFERTH, Giralda. Colonização, imigração e a questão racial no Brasil. Revista USP, n. 53, p. 117-149. São Paulo, 2002.
WALDMAN, Tatiana Chang; BREITENVIESER, Camila Barrero. Caminhos da participação social na formulação de políticas públicas: infância e migração internacional em São Paulo. Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 627-651, 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).