O PAPEL DO PROFESSOR DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Abstract
Este estudo tem como objetivo discorrer sobre o papel do professor do quinto ano do ensino fundamental na implementação de projetos interdisciplinares, com foco em práticas pedagógicas significativas. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando publicações científicas, livros e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que o professor do quinto ano é um mediador essencial na interrelação entre os conteúdos curriculares e as temáticas interdisciplinares, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas. A literatura destaca que sua atuação envolve planejamento estruturado, uso de metodologias ativas e adaptação às necessidades da turma. Contudo, os desafios incluem a sobrecarga curricular, o gerenciamento do tempo e a carência de recursos pedagógicos adequados para articular a perspectiva da interdisciplinaridade. Considera-se que o sucesso dos projetos interdisciplinares depende de uma prática docente inovadora e integrada, sendo necessário fortalecer o suporte teórico e metodológico aos educandos, por meio de políticas educacionais que priorizem a formação continuada e o acesso a materiais didáticos diversificados.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jan. 2025.
AUSUBEL, D.P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton.
FAZENDA, I. C. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992, p. 45
______. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2000.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Verbete Inédito Viável. In: STRECK, Danilo (org.) Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
______, Paulo. Pedagogia do oprimido. 22.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
HAAS, C. M. Retire-se o muro da escola: uma experiência interdisciplinar com menores carentes. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica –PUC/SP, São Paulo, 1989.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976.
LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico Metodológicos. 13º Ed. São Paulo: Editora Vozes, 1994.
MEIRELES, C. Crônicas de Educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2001. v.1.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Erica, 2001.
PIAGET, J. Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: PIAGET, J., Épistémologie des Sciences de l'Homme. Paris: Gallimard, 1981.
SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. 2. ed. Lisboa: Moraes, 1981.
SNYDERS. G. Entrevista dada à Lourdes Stamato de Camilles, PUC/SP,1988.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).