DANÇA: EXPRESSÃO, MOVIMENTO E CRIATIVIDADE NA ESCOLA

  • Marlucia Ferreira Lucena de Almeida Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Abstract

Este artigo objetiva apresentar uma discussão que confirme a importância do ensino da dança nas escolas, sem a pretensão de defender se este ensino é conteúdo das aulas de Artes ou Educação Física, mas os benefícios que esta prática traz aos alunos. Baseou-se em estudos que demonstram a importância no contexto escolar da inovação do professor como agente de mudança, do lúdico e da criatividade, das aulas de dança como um recurso pedagógico precioso para o processo de aprendizagem, da formação do caráter e das qualidades como, autocontrole, vontade, disciplina, autoconfiança, concentração, entre outros. Foram utilizados diversos autores como: Ribas, 1959; Tavares, 2005; Faro, 1986; Garaudy, 1995; Almeida, 2010; entre outros para demonstrar os benefícios da dança na escola.

Author Biography

Marlucia Ferreira Lucena de Almeida, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora titular da Universidade do Tocantins (Unitins). 

References

ALMEIDA, Marlucia Ferreira Lucena de. O xadrez no ensino e aprendizagem em escolas de tempo integral: um estudo exploratório. 2010. 134f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação. Universidade de Brasília, Brasília, DF. 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix, 1978.

BARRETO, D. Dança... ensino, sentido e possibilidades na escola. Autores Associados, 2004.

BARROS, Jussara de. "Dança"; Brasil Escola. Disponível emhttp://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm. 2016

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ELLMERICH, Luiz, História da dança. Editora: Ricordi, 1964

GARAUDY, R. Dançar a vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

LANGER, Susanne. Sentimento e Forma (Trad. Ana Maria G. Coelho e J.Guinsburg). São Paulo: Perspectiva, 1980.

MARQUES, Isabel A. Projeto Dança-Escola-dialogando com o corpo, a arte e a educação. São Paulo: SP. 1995.

MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem: uma relação necessária? In: TACCA, Maria Carmem V. R. (Org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2006. p. 69-93.

NANNI, D. Dança educação: pré-escola à universidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

PUJADE-RENAUD, C. Linguagem do Silêncio: Expressão Corporal. São Paulo: Editora Summus,1982.

RIBAS, Tomás. Que é o Ballet . 3.ed. Lisboa: Colecção Arcádia, 1959. (Arte).

SANTOS, P. L. L. dos. ARTES. Curitiba, PR: IESDE, 2003. Acesso em: abr. 2012.

SIQUEIRA, D. de C. O. Corpo, Comunicação e Cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

TAVARES, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE 2005.

http://www.infoescola.com/biografias/isadora-duncan/ Acesso 12/04 às 16h10

http://www.nova-acropole.pt/a_isadora_ducan_religiao_danca.html acesso 13/04/2016 às 17h50.

Published
2022-04-08
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos