A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PIGMALIÃO DE GEORGE BERNARD SHAW

  • Luciene de Sousa Ribeiro Instituto Federal do Tocantins
  • Adriana Carvalho Capuchinho Universidade Federal do Tocantins

Abstract

Tratamos da representação feminina na peça Pigmalião, de George Bernard Shaw, escrita no contexto da sociedade britânica do início do século XX. . Ele não concordava com as convenções existentes na época a respeito do papel da mulher, portanto lutava pela igualdade entre as classes e entre os gêneros. Na perspectiva de Genette (1982), exploramos a proposta de Shaw em intertextualidade com o mito grego de Galatea, que se uniu a seu criador e A Megera Domada de Shakespeare, cuja protagonista rebelde, torna-se submissa, domada pelo seu esposo. Entretanto, Eliza rebela-se contra o seu criador, não mais submetendo-se, após adquirir a língua e os costumes da elite, ainda que isso lhe custe tornar-se um ser liminar (TURNER, 1987). Também consideramos as possibilidades de usarmos obras teatrais no ensino básico de acordo com os documentos oficiais da educação brasileira como oportunidade de trabalhar língua, sensibilidade estética, história e transformações sociais.

Author Biographies

Luciene de Sousa Ribeiro, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Jurídicas - Fundamentos e Práticas Judiciárias pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS - 2006), especialista em Auditoria e Licitações pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS - 2009) e em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atualmente acadêmica do 8º período do Curso de Licenciatura em Letras pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Câmpus Palmas. 

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Docente do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês - UFT e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa, Mestre em Antropologia Social, Licenciada em Letras Inglês e Bacharel em Antropologia Social. Todos pela Universidade de São Paulo.

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Published
2019-05-02