A ESCOLHA PROFISSIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA OMNILATERAL
Abstract
Sendo Atividades constitutivas do ser humano, trabalho e educação são afetados pela lógica capitalista. Falar de escolha profissional deveria, primeiro, partir dos interesses pessoais, habilidades, gostos, valores para que eles percebessem que há uma relação entre o conhecimento de si a partir e a decisão por uma profissão. Uma formação integral visa o desenvolvimento integral, abrangendo dimensões física, social, intelectual, cultural do ser humano opondo-se ao emprego que alienante. Este estudo apresenta uma proposta de educação para a escolha profissional a partir da utilização da mídia digital Podcast como nova forma de aprendizado e de acesso à informação. Esse produto compõe-se de uma série de Podcast voltados à orientação profissional objetivando assistir os alunos a refletirem sobre suas escolhas profissionais, a conhecerem diversas profissões presentes na cidade de Corrente (PI) de modo a que eles percebam como essas profissões e tantas outras impactam a sociedade. A pesquisa se caracteriza como aplicada, de abordagem qualitativa, tendo como objetivo foi escolhido o viés descritivo e as técnicas de coleta incluem a pesquisa bibliográfica e o levantamento. O autoconhecimento é a capacidade de reflexão crítica sobre si, as condições sociais em que a pessoa está inserida e sobre o contexto profissional. Essa habilidade é essencial para escolhas profissionais mais conscientes e satisfatórias. A educação para a omnilateralidade pretende o desenvolvimento integral do ser humano e no que tange a escolha profissional que esta alie aptidões individuais (autoconhecimento) e as condições sociais e históricas.
References
da psicologia sócio-histórica. 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org. Acesso em 08
de janeiro de 2024.
ANTUNES, Ricardo.O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital.São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, Ricardo; DRUCK, Graça. A terceirização sem limites: a precarização do trabalho como regra. O Social em Questão, v. 18, n. 34, p. 19-40, 2015. Acesso em 20 de fevereiro de 2024.
ARCHER, Aline Battisti; HEUMANN, Sabine; DA LUZ FILHO, Silvio Serafim. Reflexões: ansiedade frente à escolha profissional e à prova do vestibular. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 8, n. 11, p. 70-80, 2011.
BOCK, Ana Mercês Bahia; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. FURTADO, Odair. Psicologia.
Saraiva Educação SA, 2019.
BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. Cortez
Editora, 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível
https://www.planalto.gov.br. Acesso em 14 de abril de 2024.
CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que
lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187 – 205, 2014. Disponível em:
https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em 20 de janeiro de 2024.
CURY, Augusto. A fascinante construção do Eu. São Paulo: Planeta, 2013. Disponível em
https://atualiza.aciaraxa.com.br. Acesso em 10 de fevereiro de 2024.
DE FIGUEIREDO, Samara Leite et al. O Sofrimento Psíquico: Influências identificadas acerca do processo de escolha profissional em jovens. ID on line. Revista de psicologia, v. 17, n. 66, p. 504-532, 2023.
EHRLICH, Irene E.; DE CASTRO, Fernando; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação
Profissional: liberdade e determinantes da escolha profissional. Revista de Ciências
Humanas, n. 28, p. 61-79, 2000.
FERREIRA, Samuel; AZEVEDO, Rosa. Orientação profissional e formação humana integral na educação profissional técnica de nível médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 107-129, 2020.
FREITAS, Janice Oliveira Teixeira; RESENDE, Gisele Cristina. Educar para a escolha profissional e de carreira: uma proposta para a intervenção na escola.Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 25, n. 2, jul-dez, p. 431-448, 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. 2009. Disponível em https://www.scielo.br. Acesso em 10 de maio de 2023.
______, Gaudêncio et al. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 57-82, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002
KUENZER, Acácia Zeneida. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da fl exibilização justifi ca a inclusão excludente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – especial. p. 1153-1178, out. 2007. Disponível em:
IANNI, Octavio. A utopia camponesa. Revista da Universidade de São Paulo, n. 2, p.
103-118, 1986.
KRISHNAMURTI, Jiddu. A educação e o significado da vida. Krishnamurti Foundation
Trust Ltd., 2003.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional.
org. 9 ed. Grupo Editorial Summus, 2017.
MARX, Karl . O Capital: crítica da economia política. Cap. VI. São Paulo: Boitempo, 2013.
______.K. O capital V. I, tomo 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
NEIVA, Kathia Maria Costa. A maturidade para a escolha profissional: uma comparação entre alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 97-103, 2003.
PINHEIRO, E. B. B. Podcast e acessibilidade: apontamentos teóricos e metodológicos. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 45–66, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/570. Acesso em: 4 nov. 2023.
VIGOTSKI, L. S. (1991). Obras Escogidas – vol. III. Madrid, Visor.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).