A ESCOLA, A IMIGRAÇÃO E O ACOLHIMENTO: DESVELANDO A “PAISAGEM HUMANA” EM ESCOLAS COM EXPRESSIVA PRESENÇA DE IMIGRANTE
Abstract
O artigo tem o objetivo de analisar o fenômeno da migração contemporânea na cidade de São Paulo através da interface Escola, Imigração e História e Cultura Latino-americana. Através de procedimentos de análise documental e de entrevistas com professoras, analisamos como a escola se reorganiza pedagogicamente para acolher os estudantes imigrantes, desvelando as estratégias pedagógicas utilizadas para garantir a visibilidade e a valorização desses estudantes. A documentação escolar e os depoimentos das professoras demonstram como o rosto imigrante é percebido na escola e como essa presença tem o potencial de aprofundar discussões do cotidiano escolar. É possível inferir que a inclusão de temas e conceitos relacionados à imigração se inscreve na demanda apresentada pela própria “paisagem humana” que a escola recebe no contemporâneo. Algumas das ações pedagógicas explicitam o acolhimento e denotam uma aproximação com a perspectiva intercultural, compreendida enquanto ação de transformação social.
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