A FORMAÇÃO CONTINUADA E O FOCO NA SAÚDE E BEM-ESTAR NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Abstract

O trabalho possui lugar de destaque na vida de todo ser humano e pode ser fator de bem-estar e/ou de mal-estar. Já o trabalho docente possui especificidades, tanto em relação a formação para o seu exercício, quanto a multiplicidade de papeis que o envolvem e, também poder favorecedor de saúde e/ou de adoecimento. Com isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, objetivou-se (re)pensar a formação continuada de professores, como meio de promoção e contribuição em prol da saúde e bem-estar na docência na Educação Infantil. Os resultados evidenciaram que os professores de Educação Infantil frequentemente lidam com altos níveis de estresse e desgaste físico e emocional, decorrentes de fatores como carga horária extensa, rotina intensa, excesso de trabalho extraescolar, condições inadequadas de trabalho, altas demandas emocionais, combinadas com a sobrecarga de papéis, entre outros.

Author Biographies

Juliana de Oliveira Amorim da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI). Graduada em Pedagogia e em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É professora na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Nova Xavantina/MT. 

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduada em Pedagogia. Realizou estágio pós-doutoral em Educação. É professora/orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). 

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Published
2025-09-11