O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA: O CASO DO CEM CASTRO ALVES EM PALMAS/TO
Abstract
Nos dias atuais o uso de recursos digitais tem se tornado cada vez mais frequente no cotidiano da sociedade. Diante disso, cresceu na educação a necessidade de maior envolvimento de professores e alunos com esses recursos no processo ensino aprendizagem o que tem influenciado na forma de ensinar e aprender nas salas de aula. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender a importância do uso pedagógico dos recursos tecnológicos na prática pedagógica dos professores e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula do Colégio público de Ensino Médio Castro Alves, Centro de Ensino Médio ([1]CEM), no ano de 2015. Participaram da pesquisa os alunos e professores do colégio supracitado, localizado no município de Palmas – Tocantins. Foram analisadas as entrevistas realizadas com equipe pedagógica: alunos do Ensino Médio e professores de áreas diferentes de atuação educacional no colégio. Desse modo, o estudo teórico dos autores sobre o tema, aliado ao de investigação de campo fundamentou a observação e análise do uso das tecnologias na mediação das ações pedagógicas do professor sala de aula do ensino médio, além de propiciar motivação na aprendizagem dos alunos.
[1] centro de la escuela secundaria
References
ALONSO, K. M. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 747-768, out. 2008 755. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.
ANDRADE, J.P. O uso das tecnologias na educação: Computador e Internet. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/areaspublicacoes/monografias-sobre-tics-na-educacao/o-uso-das-tecnologias-na-educacao-computador-e-internet>. Acesso em: 17. out. 2015;
BELLONI, M. L. Com ciência, revista eletrônica do jornalismo científico – sbpc, 2012. Acesso em 27/12/2014.
BARRETO, Raquel Goulart. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância: entre a expansão e a redução. Educ. Soc., Campinas, v. 29 n.104, out. 2008.
CHAVES, E. O. C. Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm>. Acesso em: 10/06/2014.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. A. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica, In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professores reflexivos no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005. p. 17-52.
LEAL, W. P. Tecnologias e Educação a Distância nas Políticas Públicas de Formação de Professores: o habitus professoral na UNITINS. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15371/1/2013_WillanyPalharesLeal.pdf>. Acesso em 08 jun. 2014.
LEAL, Willany Palhares. As políticas de habilitação de professores leigos no Estado do Tocantins. 1995. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF
Martinez, J. H. G. Novas tecnologias e os desafios da educação. In: Tedesco Juan Carlos (org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.
MORAN, José Manuel. Educação em tempo de twiter. Disponível em: . Disponível em: 10 set. 2015.
MORAN, José Manuel, A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora . Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p. 347-356 - Itajaí, maio/ago. 2004
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [São Leopoldo], ano 1, n. 1, jul. 2009.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 01, n. 03, 1996.
Ramos, Márcio Roberto Vieira, O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA,
Ensino de Sociologia em Debate - Revista Eletrônica LENPES-PIBID de Ciências Sociais –UEL, Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).