CAPACIDADES DE LINGUAGEM E GÊNEROS DO DISCURSO: UM TRABALHO COM O GÊNERO SEMINÁRIO NA SALA DE AULA
Abstract
O presente artigo é parte de um projeto maior que deu origem à tese de doutorado intitulada “Web-rádio e gêneros do discurso: um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa”. Tem como objetivo principal relatar como aconteceram as aulas com o gênero seminário, no âmbito de uma escola pública de Cuiabá-MT/Brasil. Foram trabalhadas (durante dois anos, com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) cinco sequências didáticas com diferentes gêneros do discurso que pudessem colaborar para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, antes da criação de uma web-rádio dentro desse espaço escolar. Dessa forma, evidenciaremos como foram planejadas e desenvolvidas as aulas com os alunos no 8º ano. Para tanto, a natureza da pesquisa é qualitativa e dialógica, nos moldes da pesquisa-ação. Para isso, nos baseamos na Análise Dialógica do Discurso.
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