GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADE EM BERNARDO CARVALHO: APONTAMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA QUEER
Abstract
Este artigo tem o objetivo de analisar as relações entre identidades de gênero, Educação e literatura nas construções das experiências e das subjetividades homoeróticas nos romances O filho da mãe (2009) e Simpatia pelo demônio (2016), do escritor carioca Bernardo Carvalho. Argumenta-se que as narrativas trazem para o primeiro plano identidades desviantes que, sob vários aspectos, põem em questão a crise do masculino desafiando as fronteiras heteronormativas e seus arranjos dentro dos mecanismos discursivos. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à identidade, sublinhando a importância das práticas culturais e das pedagogias que constituem o espaço escolar, como forma de “estranhar o currículo” (LOURO, 2020). Tomando como pressupostos teórico-críticos os estudos formulados por Michel Foucault (2010/2018/2019/2020), Judith Butler (2008/2019), Guacira Lopes Louro (2020), dentre outros, esperamos que os resultados de pesquisa, ora desenvolvida, apontem para a urgência de discutirmos, de forma mais aprofundada, as questões de gênero e sexualidade no espaço da sala de aula.
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