RESSIGNIFICANDO O MÉTODO DO CASO: PROPOSTA PARA UM ENSINO CRÍTICO-PROBLEMATIZANTE

Palavras-chave: Ensino em administração. Método do caso. Caso de ensino. Ensino problematizante. Ensino crítico.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre como (1) transformar o ensino de administração em uma práxis mais afeita ao estímulo do pensamento crítico dos alunos e (2) reduzir a dependência das escolas de administração brasileiras em relação ao conteúdo euro-americano predominante na literatura acadêmica utilizada na formação em gestão. Assim, inicialmente procurar-se-á apresentar seu propósito e perspectiva de abordagem, familiarizar o(a) leitor(a) com as atuais características do ensino brasileiro e, na sequência, despertá-lo(a) para a necessidade de transformar esse processo em um ensino problematizante, utilizando o método do caso. Posteriormente, o texto torna-se predominantemente esquemático, pois a intenção é que os docentes encontrem – além de uma reflexão abrangente sobre o ensino e o método do caso –, um roteiro prático para “começarem já” a produzir seus casos. Estimulado por esse espírito, apresentou-se um caso-exemplo e foram tecidos comentários finais sobre o esforço empreendido.

Biografia do Autor

Everton Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG), Mestre em Administração pelo Instituto de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ) e graduado em Ciência da Computação (UFV) e em Administração (Estácio de Sá). É professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). 

Referências

ALBERTON, A.; SILVA A. Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761. 2018.
https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212.
ALCADIPANI, R. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, v.18, n. 57, p. 345-348. 2011.
ALCADIPANI, R.; CALDAS, M. P. Americanizing brazilian management. Critical perspectives on international business, v. 8, n. 1, p. 37-55. 2012.
ALCADIPANI, R.; DAVEL, E. Reflexão, renovação e questionamento inspirados pela crítica. Revista de Administração de Empresas, 43(4), 72-85.2003.
ALCADIPANI, R.; KHAN, F. R.; GANTMAN, E.; NKOMO, S. Southern voices in management and organization knowledge. Organization, v. 19, n. 2, p. 131–143. 2012. https://doi.org/10.1177/1350508411431910.
AKTOUF, O. Ensino de Administração: por uma pedagogia para a mudança. Organizações & Sociedade, v. 12, n.35, p. 151-159. 2005.
BARROS, A.; CRUZ, R.; XAVIER, W.; CARRIERI, A.; LIMA, G. Apropriação dos saberes administrativos: um olhar alternativo sobre o desenvolvimento da área. RAM –Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 5, p. 43-67. 2011.
BORBA, G., SILVEIRA, T.; FAGGION, G. Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração-gestão para inovação e liderança da Unisinos. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 165-181. 2005. https://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302005000400011.
CESAR, A. M. R. V. C.. Método do Estudo de Caso (Case studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. REMAC Revista Eletrônica Mackenzie de Casos, v. 1, n. 1. 2005.
CLOSS, L.; ARAMBURÚ, J.; ANTUNES, E. Produção científica sobre o ensino em administração: uma avaliação envolvendo o enfoque do paradigma da complexidade. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 30. 2006.
COTO, G. C.; NETO, L. M.; PACHECO, A. S.. Criatividade dentro da Educação: um estudo de caso do Curso de Administração da UFSC–Universidade Federal de Santa Catarina. Revista de Ciências da Administração, v.11, n. 24, p. 221-245. 2009.
FERREIRA, R. F.; CALVOSO, G. G.; GONZALES, C. B. L. Caminhos da pesquisa e a contemporaneidade. Psicologia: reflexão e crítica, v. 15, n. 2, p. 243-250. 2002.
GIL, A. C. Elaboração de casos para o ensino de administração. Contextus–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v.12, n. 2, p. 7-16. 2004.
GOMEZ, J. S. O método de estudo de caso aplicado à gestão de negócios: textos e casos. São Paulo: Atlas. 2009.
GRAHAM, A.. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP. 2010.
GRAMIGNA, M. R.. Jogos de empresa e técnicas vivenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2007.
IBARRA-COLADO, E. Organization studies and epistemic coloniality in Latin America: thinking otherness from the margins. Organization, v. 13, n. 4, p. 463-488. 2006.
IKEDA, A. A., VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; CAMPOMAR, M. C. O caso como estratégia de ensino na área de Administração. Revista de Administração, v. 41, n. 2, p. 147-157. 2006. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. 2018. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior.
JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a estratégia corporativa: textos e casos. Porto Alegre: Bookman. 2007.
LEENDERS, M. R.; ERSKINE, J. A. Case research: the case writing process. Londres: Research and Publications Division, School of Business Administration, University of Western Ontario. 1978.
MACHADO, A. G. C.; CALLADO, A. A. C.. Precauções na adoção do método de estudo de caso para o ensino de administração em uma perspectiva epistemológica. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, p. 1-10. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512008000500006
MATTOS, P. L. C. “Administração é ciência ou arte?”: o que podemos aprender com este mal-entendido?. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 3, p. 349-360. 2009.
MENEZES, M. A. D. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 1, p. 129-143. 2009.
NICOLINI, A. O futuro administrador pela lente das novas Diretrizes Curriculares: cabeças “bem-feitas” ou “bem-cheias”. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 26. 2002.
NICOLINI, A. Qual Será o Futuro das Fábricas de Administradores?. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54. 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S003475902003000200003
NUÑEZ, A. M. El Studio de Casos: un enfoque cognitivo. México: Trillas. 2003.
PINTO, V. R. R.; JUNIOR, M. D. M. Uma abordagem histórica sobre o ensino da Administração no Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 4, p. 1-28. 2012.
PROVINCIALI, V. L. N., SARAIVA, L. A. S., Mesquita, H. T.; Campos, L. O. B. N. A graduação em administração sob a ótica discente: um estudo comparativo em instituições de ensino superior de Sergipe. REGE Revista de Gestão, v. 12, n. 2, p. 19-36. 2005.
ROESCH, S. M. A. Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura. Organizações & Sociedade, v. 4, n. 8, p.119-142. 1997.
ROESCH, S. M. A.. Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 2, p. 213-234. 2007. https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552007000200012
ROESCH, S. M. A.; FERNANDES, F. Como escrever casos para o ensino da Administração. São Paulo: Atlas. 2007.
SACCOL, A. Z.; MUNCK, L. Sócrates e o ensino de graduação em administração de empresas: pela valorização de um posicionamento crítico. Caderno de Pesquisas em
Administração, v. 10, n. 4, p. 75-86. 2003.
SOUZA-SILVA, J. C. D.; DAVEL, E. Concepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de administração no Brasil. Organizações & sociedade, v. 12, n. 35, p. 113-134. 2005.
WILIMOFT, H. Management and organization studies as science?. Organization, v. 4, n. 3, p. 309-344. 1997.
ZAGO, C. C., SOUZA, C. C. B. D.; BEZERRA, L. A. M. L. Competências profissionais do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos administradores da Paraíba. Gestão.Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 5, n. 2, p. 210-225. 2010.
Publicado
2025-07-31