EDUCAÇÃO FÍSICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE 2016 E 2023

Palavras-chave: Educação Física. Base Nacional Comum Curricular. Educação Básica. Prática docente.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular da Educação Física, em artigos publicados no período de 2016 a 2023. Para isso, desenvolveu-se uma análise cienciométrica, com abordagem quantitativa, utilizando os descritores “Educação Física”, “Base Nacional Comum Curricular” e “Educação Básica”. Ao final da análise foram selecionados 25 artigos. A partir da estatística descritiva, pode-se inferir que os trabalhos foram direcionados para toda a Educação Básica, sem priorizar um nível de ensino e tendo como principais temáticas as questões relacionadas às unidades temáticas da BNCC, o papel da Educação Física, os aspectos pedagógicos curriculares e da saúde. Portanto, conclui-se a necessidade de ampliar a discussão sobre a temática, considerando os avanços e a influência da BNCC sobre a prática docente, organização curricular da Educação Básica e Educação Física escolar, fortalecendo o ensino da disciplina a partir da cultura corporal de movimento.

Biografia do Autor

Jaubert de Castro Menchik, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutorando em Educação em Ciências (UFSM), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFRGS) e Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena (UFSM). Atualmente é professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (IFFAR).

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação em Ciências (UFSM), Mestre em Educação em Ciências (UFSM) e Graduada em Educação Física – Licenciatura (UNICRUZ). Atualmente é professora  no município de Panambi – RS.

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação em Ciências (UFSM), Mestre em Educação em Ciências (UFSM) e Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena (UFSM). Atualmente é professor no Colégio Politécnico (UFSM).

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Publicado
2025-07-31