EDUCAÇÃO FÍSICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE 2016 E 2023
Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular da Educação Física, em artigos publicados no período de 2016 a 2023. Para isso, desenvolveu-se uma análise cienciométrica, com abordagem quantitativa, utilizando os descritores “Educação Física”, “Base Nacional Comum Curricular” e “Educação Básica”. Ao final da análise foram selecionados 25 artigos. A partir da estatística descritiva, pode-se inferir que os trabalhos foram direcionados para toda a Educação Básica, sem priorizar um nível de ensino e tendo como principais temáticas as questões relacionadas às unidades temáticas da BNCC, o papel da Educação Física, os aspectos pedagógicos curriculares e da saúde. Portanto, conclui-se a necessidade de ampliar a discussão sobre a temática, considerando os avanços e a influência da BNCC sobre a prática docente, organização curricular da Educação Básica e Educação Física escolar, fortalecendo o ensino da disciplina a partir da cultura corporal de movimento.
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