PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES SOBRE O CORPO

Palavras-chave: Corpo. Educação Física. Michel Foucault.

Resumo

Foi objetivo deste artigo analisar as produções da Educação Física Brasileira com o tema “corpo” relacionadas às perspectivas foucaultianas, a partir do mapeamento dos estudos publicados em periódicos nacionais da área, bem como em bases de dados de grande relevância científica. Caracteriza-se enquanto uma revisão sistemática de cunho qualitativo do tipo descritivo-exploratório. O corpus de análise ao final da triagem constituiu-se de oito artigos publicados no período de 2007 a 2021. A análise dos estudos indica que, no que diz respeito à perspectiva foucaultiana, a noção de corpo apresenta características peculiares e diferentes modos de abordagem na Educação Física, tanto como objeto de estudo quanto de intervenção de uma prática pedagógica. No entanto, articulações com a chamada “terceira fase de Foucualt” ainda parecem pouco exploradas nesse âmbito.

Biografia do Autor

Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em em Educação Física (UFPel) e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É servidora técnico-administrativa na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); graduada em Educação Física (UFSM). É professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Jéssica Urrutia Pereira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Graduanda do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. 

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Publicado
2025-05-05