AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS PELA CRIANÇA SURDA

Palavras-chave: Aquisição de língua. Aprendizagem. Criança surda

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise bibliográfica sobre a aquisição de línguas em crianças surdas. Para isso são tratados assuntos como: quais as diferenças entre o desenvolvimento linguístico da pessoa ouvinte com uma pessoa surda, as dificuldades da família ouvinte ao possuir um filho surdo, a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua dos surdos brasileiros e por fim, o papel do Estado em garantir ao cidadão surdo um ensino de qualidade na modalidade de educação bilíngue assegurado pela Lei Nº 14.191/2021.  A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico de cunho qualitativo fundamentada em estudos realizados por autores como Quadros (1997), Quadros e Karnopp (2001, 2004), Giordani (2006) e Nascimento (2022).  Dessa forma, o trabalho foi subdividido em tópicos intitulados: A família e a criança surda, Língua Brasileira de Sinais - Libras, A Escola como provedora de Línguas e Considerações Finais.

Biografia do Autor

Flávia da Costa Rodrigues Rezende, Secretaria da Educação do Estado do Tocantins

Mestra em letras, área de Concentração em Estudos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em tradução, interpretação de libras e língua portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Educação Especial pela faculdade João Calvino. Especialista em língua portuguesa e literatura pela faculdade João Calvino. Graduada em Letras Libras pela universidade Uniasselve. Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Interprete de libras. Professora efetiva do estado do Tocantins. 

Referências

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Publicado
2025-05-05