MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavras-chave: Educação profissional tecnológica. Meninas nas ciências. Justiça social. Revisão bibliográfica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a produção acadêmica acerca do debate sobre relações de gênero na rede federal de educação, ciência e tecnologia de modo a apresentar o que os programas de pós-graduação no país estão investigando sobre meninas nas áreas das ciências e tecnologias. Para tanto, optamos por uma revisão sistemática de literatura tendo como plataforma de levantamento de dados o banco de teses e dissertações da CAPES. A busca identificou quinhentos e cinco trabalhos e após o processo de exclusão dos duplicados e dos que não contemplam os objetivos desta pesquisa, sobraram vinte, dentre os quais foram divididos em dois temas: “propostas de combate às desigualdades de gênero” e “processos de discriminação no cotidiano escolar”. Os resultados evidenciam um importante avanço na identificação e na emergência de ações de prevenção e combate às desigualdades de gênero na área das ciências exatas e tecnologias.

Biografia do Autor

Tina Daniela Kayser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU). Graduada em Psicologia pela Faculdades Integradas de Taquara. Atualmente é psicóloga na Prefeitura de Rolante. 

Luciano Nascimento Corsino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Educação e Pós-doutor em Educação e Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU) e no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional na Universidade Federal do Ceará (PROEF). 

Referências

AUAD, Daniela; SEPÚLVEDA, Denize. Relações de gênero e sexualidade no Brasil: desafios interseccionais e justiça para mulheres negras e LBT’ s. Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 9, n. 21: pp. 187-202, set/dez, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/13600. Acesso em: 06 abr. 2024.

COLLINS, Patrícia Hill. Epistemologia feminista negra. In. BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

COLLINS, Patrícia Hill. Toward a new vision: race, classe and gender as categories of analysis and connection. Center of Research on Woman, 1989.

CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. O professor diante das relações de gênero na educação física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

CORSINO, Luciano Nascimento. Juventude negra e cotidiano escolar: uma abordagem etnográfica no Ensino Médio. 2019. 254f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas. 10. São Paulo, 2002.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: Conceituação, produção e publicação. Revista Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p.57-73, set 2019/fevereiro, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SILVA, Carmen A. Duarte; SILVA, Luciana A. Duarte; HALPERN, Fernando Barros e Silva. Meninas bem-comportadas, boas alunas; Meninos inteligentes, indisciplinados. Caderno de pesquisa, n 107, p.207-225, julho/1999.

SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista “e “ser mulher”. Ciênc. Educ., Bauru, v.20, n.2, p. 449-466, 2014.

XAVIER, Antônio Jeferson Barreto; SEFFNER, Fernando; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. “Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didáticos: produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais na roça. Cadernos de gênero e diversidade. v.06, n.04-Out.-Dez., 2020.

WALKERDINE, Valerie. O raciocínio em tempos pós-modernos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 207-226, jul./dez., 1995.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In. SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
Publicado
2024-06-17