EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

Este Dossiê é um produto de intercâmbios, articulação e mobilidade acadêmica internacional e interinstitucional e reúne trabalhos inspirados numa série de experiências compartilhadas de educação intercultural em diversos cenários do Brasil e do México com o objetivo de demonstrar o potencial de projetos educativos e pedagógicos de comunidades e instituições que se propõem à promoção da educação a partir da diversidade e de práticas descolonizadoras, através de uma tarefa cultural crítica, como já foi apontado. Assim, esta publicação coletiva pretende também ser um encontro acadêmico entre diferentes instituições de ensino, especialistas e profissionais em formação no campo da educação intercultural, buscando fortalecer uma coluna acadêmica sociocultural com abordagem inter e transdisciplinar, bem como incentivar a construção de metodologias que se constróem e se alimentam na e da diversidade, aqui representada por povos indígenas e afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais brasileiras e mexicanas, mas que também podem inspirar outras experiências em contextos interculturais em geral.

Biografia do Autor

Antonio Carrillo Avelar, Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), México e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Educação: desenho curricular e domínio de inovação pedagógica, pela Universidade Pedagógica Nacional (UPN) Ajusco, México. Mestre em Ciências Antropológicas e especialista em língua e cultura (UAM), México. Bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da UPN (Ajusco, México) e do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da UNAM. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, da Universidade Federal de Goiás, Brasil (2016-2018). Membro fundador da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL).

Rosani Moreira Leitão, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília, Brasil (UnB), com doutorado sanduíche no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (Ciesas), México. Mestra em Educação, especialista em Políticas Públicas e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás(UFG). Pesquisadora do Museu Antropológico, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH-UFG) e professora Colaboradora do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da UFG. Membro fundadora da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL)

Maurides Macêdo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade do Texas. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Processual Penal pela UFG. Especialista em Política Social pela PUC-GO. Professora aposentada da  PUC-GO e professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG. Membro da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL). Advogada.

Gervasio Montero Gutenberg, Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

Doutor em Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Docente pesquisador da Escola Normal Bilíngue Intercultural de Oaxaca  (ENBIO), México e Docente colaborador da Pós-Graduação em Pedagogia da Faculdade de Estudos Superiores Aragón da UNAM. Tem Pós-Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras e Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) Nível I, México e da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL).

Referências

.
Publicado
2024-04-22