ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE FUNÇÃO EXPONENCIAL COM GEOGEBRA NO SMARTPHONE

Palavras-chave: Matemática Escolar. Ensino Médio. Tecnologias Digitais. Educação Matemática. Educação Pública.

Resumo

Este artigo objetiva discutir os elementos necessários para a elaboração de atividades investigativas de Função Exponencial com o aplicativo GeoGebra no Smartphone. A proposta metodológica é de cunho qualitativo e os dados foram produzidos, a partir da análise de atividades elaboradas para uma oficina realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. A referida análise foi realizada triangulando o enunciado das questões com autores referência na área das investigações matemáticas. Da análise realizada, concluímos que os elementos necessários para elaboração de atividades investigativas de Função Exponencial são: intencionalidade na elaboração dos enunciados das questões; elaborar questões que envolvam conceitos e representações simbólicas variadas, relativas à Função Exponencial; adotar uma perspectiva transdisciplinar, explorando uma situação oriunda das vivências dos alunos; integrar as ramificações da matemática em uma perspectiva intradisciplinar; propor o uso didático das tecnologias digitais, com a finalidade de abordar as diferentes propriedades da Função Exponencial.

Biografia do Autor

Dielle Cruz da Costa, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado
2024-12-02