PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOCUMENTAL

Palavras-chave: Práticas de Letramento. Livros didáticos. Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Pesquisa Documental.

Resumo

Diante de resultados preocupantes em relação à leitura e à escrita de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, este trabalho tem o intuito de analisar atividades de compreensão textual de livros didáticos de Língua Portuguesa para o 8º ano do ensino fundamental a partir do conceito de práticas de letramento. As discussões foram embasadas em Kleiman (2005; 2008), Bakhtin (2003), Street (2012; 2014), Volóchinov (2017) e Silva Júnior (2024). A orientação metodológica é vinculada à área da Linguística Aplicada, a partir de um estudo qualitativo de cunho documental. A partir da análise dos dados, observou-se que os livros didáticos englobam atividades que oscilam entre os modelos de letramento autônomo e ideológico em suas estruturas. Essa compreensão advém da observação da gradação de responsividade ativa presente no corpus analisado, destacando necessidades de ampliação de reflexões sobre as práticas de letramento no plano do ensino e da formação de professores.

Biografia do Autor

Jaqueline Pedro da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Garanhuns. É pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa em análise do discurso da Universidade de Pernambuco (GEPAD/UPE). 

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Adjunto da graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns. Doutor em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), no qual realiza, atualmente, pós-doutorado em Linguística Aplicada. Efetuou pós-doutorado em Letras na Universidade de Pernambuco (UPE) e em Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL).

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Publicado
2024-08-12