A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO ICONOGRÁFICO SOBRE AS MULHERES: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
Resumo
O Imperial Collegio de Pedro II foi considerado como instituição de ensino secundário oficial e modelar durante o século XIX (1837-1889), que ao longo de quase 90 anos teve a docência restrita a professores homens, o que nos levou a indagar sobre a ausência de mulheres estabelecimento de ensino. A partir de pesquisa documental no acervo do CEDOM/CPII e da Biblioteca Nacional foi possível problematizar este aspecto da história do ensino secundário e as mudanças ocorridas a partir de 1926, ano no qual as primeiras alunas e professoras ingressaram na instituição. A cultura material escolar emergiu como categoria e fonte de análise, ampliando nosso olhar acerca da história do colégio e do processo de escolarização (Vidal, 2017). A análise das fontes, em especial das fotografias, evidenciou tentativas de apagamento da história destas mulheres. Por isso, estamos criando um acervo iconográfico sobre as mulheres que atuaram no colégio, a fim de identificá-las e mudar a forma como vêm sendo retratadas, dando-lhes maior visibilidade, tendo como subsídio Perrot (2017) e Alves (2010).
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