A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO ICONOGRÁFICO SOBRE AS MULHERES: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II

Palavras-chave: Mulheres. Ensino Secundário. Colégio Pedro II. Cultura Material Escolar.

Resumo

O Imperial Collegio de Pedro II foi considerado como instituição de ensino secundário oficial e modelar durante o século XIX (1837-1889), que ao longo de quase 90 anos teve a docência restrita a professores homens, o que nos levou a indagar sobre a ausência de mulheres estabelecimento de ensino. A partir de pesquisa documental no acervo do CEDOM/CPII e da Biblioteca Nacional foi possível problematizar este aspecto da história do ensino secundário e as mudanças ocorridas a partir de 1926, ano no qual as primeiras alunas e professoras ingressaram na instituição. A cultura material escolar emergiu como categoria e fonte de análise, ampliando nosso olhar acerca da história do colégio e do processo de escolarização (Vidal, 2017). A análise das fontes, em especial das fotografias, evidenciou tentativas de apagamento da história destas mulheres. Por isso, estamos criando um acervo iconográfico sobre as mulheres que atuaram no colégio, a fim de identificá-las e mudar a forma como vêm sendo retratadas, dando-lhes maior visibilidade, tendo como subsídio Perrot (2017) e Alves (2010).

Biografia do Autor

Paloma Rezende de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora adjunta da UNIRIO.

Elisabeth Monteiro da Silva, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretora do Centro de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (CEDOM).

Referências

ALMEIDA, Eliane de Sousa e PESSANHA, Eurize Caldas. Entrelaçando histórias, tecendo memórias a partir de objetos da cultura material escolar. Revista de Estudos interdisciplinares. v.5, n.4, edição especial, 2023. p.285-301.
ALVES, Claudia. Educação, memória e identidade: dimensões imateriais da cultura material escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 30 p. 101-125, Jan/Abr, 2010.
BASTOS, Maria Helena Camara. A pesquisa em história da educação - testemunho de um autor: entrevista com Agustin Escolano. Hist. Educ. (Online). Porto Alegre v. 20, n. 50, set./dez., 2016, p. 15-24.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n.1, jan./jun., 2001, p. 9-43.
OLIVEIRA, Paloma Rezende, COSTA, Nailda Marinho. As mulheres no ensino secundário: percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II. Revista História em Reflexão – Revista Eletrônica. v. 14, p. 321-344, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/index
OLIVEIRA, Paloma Rezende, SILVA, Elisabeth Monteiro da. A construção do acervo iconográfico da presença feminina no Colégio Pedro II a partir dos arquivos
cariocas (1926-1942). In: IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação. RJ: Uerj, 2023.
PAULILO, André Luiz. A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. R e v i s t a B r a s i l e i r a d e H i s t ó r i a d a E d u c a ç ã o. v. 1 9 , 2 0 1 9. p. 1-24.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2 ed. SP: Contexto, 2017.

______. As mulheres ou o silêncio da história. Bauru: SP: EDUSC, 2005.

PINTO, Teresa e ALVAREZ, Teresa. Introdução: história, história das mulheres, história do gênero, produção e transmissão do conhecimento histórico. Ex aequo. N.30, 2014, p.9-21.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. v. 15, n. 2, p. 5-22, 1990.


SILVA, Elisabeth Monteiro da. Inventário analítico e registro de autoridade do Fundo Colégio Pedro II. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC. Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2009. 227 p.

______. Professores mestiços e mulatos no Imperial Colégio de Pedro II: historiografia e fontes (1838 – 1870). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. 260 p.
VIDAL, DianaGonçalves. História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 36, jan/abr, 2017, p. 251-272.
VIÑAO FRAGO, António. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 0, p. 63-82, set/dez,1995.
Publicado
2024-11-25