KAHAPÍ: RITUAL DA PRÁXIS EDUCATIVA TUKANO SEGUNDO OS YÚPURI SARARÓ BUUBERA PÕRA

  • Jussara Garcez Barreto Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Mauro Gomes da Costa Universidade do Estado do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0002-1216-8412
  • João Rivelino Rezende Barreto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Ritual do Kahapí. Educação Tukano, Yúpuri Sararó Buubera Põra.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a teoria o uso ritual do kahapí enquanto cultura material e sua relação com a educação do povo Tukano, oferecendo uma análise sobre o kahapí. A pesquisa se concentra na dimensão educacional do kahapí, fundamentada nas normas étnicas dos Tukano, além de ser conduzido por agentes detentores dos conhecimentos e das finalidades originárias dos seus usos e significados. O estudo, de natureza bibliográfica e observação participante, prioriza os autores pertencentes à família linguística Tukano Oriental (Tukano, Desana, Piratapuia, Tuyuka) e Arwak (Tariano), e é enriquecido com relatos de dois indivíduos Tukano do sib Sararó Yúpuri Búubera Põra, residentes em Manaus, Amazonas. A análise das experiências, os conteúdos, os princípios e os processos educativos relacionados ao kahapí revela suas ligações com a educação, a vida social, e as concepções cosmológicas e cosmogônicas das sociedades ancestrais do noroeste amazônico.

Biografia do Autor

Jussara Garcez Barreto, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Licenciada em Pedagogia, Faculdade Salesiana Dom Bosco/FSDB, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. É professora licenciada da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/SEMED/AM.

Mauro Gomes da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Associado A da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Docente e Orientador do Mestrado em Educação/PPGED/UEA, Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia/PPGEEC/UEA e Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia/PGEDA – Rede Educanorte.

João Rivelino Rezende Barreto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Natural de São Gabriel da Cachoeira/AM, Tukano, sib Yúpuri Sararó Buubera Põra. Licenciado em Filosofia, Faculdade Salesiana Dom Bosco/FSDB (2008) e Doutor em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2020). Professor do Departamento de Antropologia da UFSC (2024).

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Publicado
2024-11-25