REPRESENTAÇÕES DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM RELATÓRIOS ESCOLARES: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA CULTURA ESCOLAR
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar representações de práticas avaliativas evidenciadas em relatórios de grupos escolares de Santa Catarina, produzidos entre as décadas de 1940 e 1950. O estudo considerou um conjunto de 19 relatórios encaminhados ao Departamento de Educação, os quais foram salvaguardados em arquivos públicos e escolares e acessados de forma física e/ou digital. Em termos teóricos, a pesquisa se vinculou a estudos na perspectiva da cultura escolar. A investigação possibilitou identificar, de modo geral, a potencialidade dos relatórios escolares como fonte de análise para a historiografia da educação e, de modo específico, representações de práticas avaliativas, com destaque para: 1) provas/exames, como estratégia de aferição do grau de adiantamento dos alunos nos estudos; 2) formação de classes seletivas, como estratégia de organização escolar, e 3) rituais de celebração do mérito, como estratégia de emulação.
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