MÉTODO E SABERES DOCENTES: PERCURSO IDENTITÁRIO DO PROFESSOR
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a formação docente, os métodos e conhecimentos adquiridos que tributará na construção da identidade do professor. O intento deste estudo é promover reflexões sobre os procedimentos metodológicos em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, embasada na perspectiva histórica lógica. O respectivo trabalho introduz o enfoque histórico com discussões sobre formação docente, práticas e saberes e conclui com análise sobre identidade do professor. Mostrando os aspectos efetivos da formação inicial e os saberes da profissão como também o desenvolver-se da identidade profissional. Porém os resultados do estudo mostram que os saberes docentes se alicerçam-se nos cursos de formação de professores, incluindo as experiências pedagógicas, a pesquisa se solidifica na constituição da identificação do professor.
Referências
ARANHA, M. L. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia – Geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006. 384p.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FIORENTINI, D.; SOUZA MELO, G.F. Saberes docentes: Um desafio para acadêmicos e práticos In: GERALDI, C. (org). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) Pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1998.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da Educação Brasileira. Cortez: São Paulo, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
HULL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2006.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MAIA, C. M.; SCHEIBEL, M. F. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1997, p.15-34.
NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.25 n.1, p.11-20, jan∕jun.1999.
OLIVEIRA, C. A. V.; GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores profissional de professores. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 18, p. 193-202, jul./dez. 2004.
OLIVEIRA, J. J. A.; ENGLER, H. B. R.; SOARES, N. et al. Trabalho Docente: um processo em construção. In: LOPES, A.; CAVALCANTI, M. A. S.; OLIVEIRA, D. A. Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. Alagoas: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014, v. IV, p. 5221-34.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
RIBEIRO JUNIOR, J. A formação Pedagógica do Professor de Direito. Campinas-SP: Papirus, 2001.
SCHÖN, D. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983.
TARDIF, M. Saberes Docentes & Formação Profissional. Petrópolis: Vozes,2002.
SANTOS, R. F. Tendências pedagógicas: o que são e para que servem. 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/…/ tendencias-pedagogicas-o-que-sao-e-para-que-servem.html. Acesso em 14 mar. 2022.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: polêmicas do nosso tempo. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ., v.12, n.34, abr., 2007.
SOUZA NETO, S.; MICOTTI, M. C. O.; BENITES, L. C. A pedagogia do “movimento humano” – o corpo como objeto de estudo. Projeto leitura e escrita: a avaliação motora. 2003. Disponível em: https://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/A%20pedagogia%20do%20desenvolvimento.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.
WEFFORT, M. F. Sobre o processo de formação do educador. Em Foco. Petrópolis: Vozes, n. 0, outubro, 1994.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).