MÉTODO E SABERES DOCENTES: PERCURSO IDENTITÁRIO DO PROFESSOR

Palavras-chave: Formação. Métodos. Saberes. Identidade do Professor.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a formação docente, os métodos e conhecimentos adquiridos que tributará na construção da identidade do professor. O intento deste estudo é promover reflexões sobre os procedimentos metodológicos em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, embasada na perspectiva histórica lógica. O respectivo trabalho introduz o enfoque histórico com discussões sobre formação docente, práticas e saberes e conclui com análise sobre identidade do professor.  Mostrando os aspectos efetivos da formação inicial e os saberes da profissão como também o desenvolver-se da identidade profissional. Porém os resultados do estudo mostram que os saberes docentes se alicerçam-se nos cursos de formação de professores, incluindo as experiências pedagógicas, a pesquisa se solidifica na constituição da identificação do professor.

Biografia do Autor

Vanda Elizete Vieira Da Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (1999), Pós-Graduada em: Orientação Educacional, Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Ciências Humanas (História e Geografia). Mestre Em Educação (UFT).

Seila Sousa Dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós Graduada em Coordenação Pedagógica, (UFT), Graduada em Pedagogia pela (UFT) e Professora da rede Municipal de Educação de Miracema do Tocantins.

Jocyleia Dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela UEPA. Doutora em História pela UFPE. Coorde­na o Mestrado Acadêmico em Educação Palmas/ Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-01-22