A ARTE DA MEDIAÇÃO DA LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA UNIDADE DIDÁTICA COMO ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavras-chave: Mediação de leitura. Disponibilização de acervo. Contação de história. Formação de leitor. Unidade didática.

Resumo

Este artigo investiga duas práticas mediadoras na formação de leitores: disponibilização de acervo e contação de histórias. Como alternativa de trabalho com a leitura no ensino fundamental, apresenta uma unidade didática para promoção da leitura. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e a investigação é de procedimento bibliográfico. Aportes teóricos sobre leitura, mediação e formação de leitores sustentam as discussões deste trabalho, com destaque para a importância da mediação da leitura nos espaços escolares, como prática para o desenvolvimento de leitores autônomos (FISCHER, 2006; PETIT, 2009; SANTOS; NETO; RÖSING, 2009; ARANA; KLEBIS, 2015; MORAIS; FERNANDES, 2018; ABRAMOVICH, 1989; HUNT, 1999; YUNES; ROCHA, 2015). Os resultados apresentam a proposta da construção colaborativa de um jornal mural (gênero âncora), organizado a partir de gêneros satélites. Ao abordar a função dos mediadores presentes no âmbito escolar e possibilidades de mediação da leitura, este trabalho pode fortalecer as discussões e alternativas para a formação de leitores.

Biografia do Autor

Mario Ribeiro Morais , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduado em Letras (CEULP/ULBRA). É professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins.

Samila Sousa de Jesus Viana , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia (pela UFT).

Referências

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Publicado
2024-01-22